As vendas da Tesla no mercado chinês apresentaram um declínio em fevereiro, acompanhado por uma queda acentuada nas exportações da sua fábrica em Xangai. Dados da China Passenger Car Association (CPCA) revelam que a montadora comercializou 26.777 veículos na China no mês passado.
Este número representa uma retração de 11,16% em relação a fevereiro do ano anterior e uma queda de 20,55% em comparação com janeiro. No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas no varejo da Tesla na China totalizaram 60.480 unidades, representando uma diminuição de 13,63% em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda nas vendas domésticas é atribuída, em parte, ao feriado do Ano Novo Chinês, que ocorreu entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, impactando a produção industrial e o consumo. Além disso, a introdução da nova versão do Model Y também pode ter influenciado o desempenho da marca. É importante notar que outras montadoras também estão investindo no mercado chinês, como a Xiaomi SU7 que consolida gigante chinesa como player no mercado de EVs.
Em fevereiro, a Tesla China comercializou 30.688 veículos, incluindo 3.911 unidades destinadas à exportação. As exportações da fábrica de Xangai sofreram uma queda expressiva de 87,06% em relação ao ano anterior e de 86,76% em comparação com janeiro.
As vendas totais da Tesla China em fevereiro, incluindo as exportações, apresentaram um recuo de 49,16% em relação ao ano anterior e de 51,47% em comparação com janeiro. As vendas no atacado do Model Y, incluindo as exportações, totalizaram 8.032 unidades, representando uma queda de 77,84% em relação ao ano anterior e de 75,08% em comparação com janeiro.
Já as vendas no atacado do Model 3, incluindo as exportações, somaram 22.656 unidades, uma diminuição de 6,06% em relação ao ano anterior e de 26,93% em comparação com janeiro.
De acordo com a CPCA, as vendas no varejo de veículos de nova energia (NEVs) na China em fevereiro atingiram 686.000 unidades, um aumento de 79,7% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 7,8% em relação a janeiro. As vendas no varejo de veículos elétricos a bateria (BEVs) em fevereiro foram de 427.000 unidades, um aumento de 94,4% em relação ao ano anterior e praticamente estáveis em relação a janeiro.
Com esses números, a Tesla representou 3,90% das vendas no varejo de NEVs na China e 6,27% das vendas de BEVs em fevereiro.
No acumulado de janeiro e fevereiro, a fábrica de Xangai exportou 33.446 unidades, uma queda de 45,87% em relação ao ano anterior. A China tem investido massivamente em veículos elétricos e infraestrutura, como a Shanghai que subsidiará construção de estações de troca de baterias, impulsionando a Nio.