Notícias
Tendência

Vendas da Tesla na China sofrem queda em fevereiro

Com a venda de 26.777 veículos na China em fevereiro, as vendas da Tesla no mercado chinês registraram um declínio de 11,16% em relação ao mesmo período do ano anterior

As vendas da Tesla no mercado chinês apresentaram um declínio em fevereiro, acompanhado por uma queda acentuada nas exportações da sua fábrica em Xangai. Dados da China Passenger Car Association (CPCA) revelam que a montadora comercializou 26.777 veículos na China no mês passado.

Este número representa uma retração de 11,16% em relação a fevereiro do ano anterior e uma queda de 20,55% em comparação com janeiro. No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas no varejo da Tesla na China totalizaram 60.480 unidades, representando uma diminuição de 13,63% em relação ao mesmo período do ano passado.

Tesla Model Y renovado atrai 200 mil pré-encomendas na China; Cybertruck é próxima aposta
Crédito da imagem: Tesla

A queda nas vendas domésticas é atribuída, em parte, ao feriado do Ano Novo Chinês, que ocorreu entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, impactando a produção industrial e o consumo. Além disso, a introdução da nova versão do Model Y também pode ter influenciado o desempenho da marca. É importante notar que outras montadoras também estão investindo no mercado chinês, como a Xiaomi SU7 que consolida gigante chinesa como player no mercado de EVs.

Em fevereiro, a Tesla China comercializou 30.688 veículos, incluindo 3.911 unidades destinadas à exportação. As exportações da fábrica de Xangai sofreram uma queda expressiva de 87,06% em relação ao ano anterior e de 86,76% em comparação com janeiro.

As vendas totais da Tesla China em fevereiro, incluindo as exportações, apresentaram um recuo de 49,16% em relação ao ano anterior e de 51,47% em comparação com janeiro. As vendas no atacado do Model Y, incluindo as exportações, totalizaram 8.032 unidades, representando uma queda de 77,84% em relação ao ano anterior e de 75,08% em comparação com janeiro.

Já as vendas no atacado do Model 3, incluindo as exportações, somaram 22.656 unidades, uma diminuição de 6,06% em relação ao ano anterior e de 26,93% em comparação com janeiro.

De acordo com a CPCA, as vendas no varejo de veículos de nova energia (NEVs) na China em fevereiro atingiram 686.000 unidades, um aumento de 79,7% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 7,8% em relação a janeiro. As vendas no varejo de veículos elétricos a bateria (BEVs) em fevereiro foram de 427.000 unidades, um aumento de 94,4% em relação ao ano anterior e praticamente estáveis em relação a janeiro.

Com esses números, a Tesla representou 3,90% das vendas no varejo de NEVs na China e 6,27% das vendas de BEVs em fevereiro.

No acumulado de janeiro e fevereiro, a fábrica de Xangai exportou 33.446 unidades, uma queda de 45,87% em relação ao ano anterior. A China tem investido massivamente em veículos elétricos e infraestrutura, como a Shanghai que subsidiará construção de estações de troca de baterias, impulsionando a Nio.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.