O presidente Trump reacendeu o debate sobre o comércio internacional ao anunciar planos para impor tarifas de aproximadamente 25% sobre a importação de automóveis e semicondutores. A medida, que tem previsão para entrar em vigor em 2 de abril, surge em um momento delicado para a indústria automotiva global, já impactada por políticas comerciais instáveis dos Estados Unidos.
A declaração, feita durante uma conferência de imprensa em 18 de fevereiro de 2025, é um desdobramento da promessa de Trump, em 13 de fevereiro, de retaliar países que aplicam o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a produtos americanos.
“No comércio, decidi, por uma questão de justiça, que cobrarei uma tarifa recíproca, o que significa que cobraremos dos países o mesmo que eles cobram dos Estados Unidos da América. Nem mais, nem menos”, afirmou o presidente. “É justo para todos. Nenhum outro país pode reclamar.”
Os Estados Unidos dependem fortemente de países vizinhos, como México e Canadá, para a importação de autopeças e veículos completos, amparados por acordos comerciais de longa data, como o NAFTA. Montadoras europeias, incluindo Reino Unido, Alemanha e Itália, também têm nos EUA um dos seus maiores mercados de exportação. A Alemanha, por exemplo, exporta cerca de US$ 17 bilhões em carros para os EUA anualmente.
Trump tem sido um crítico ferrenho da posição dos EUA no comércio exterior, prometendo reduzir os déficits comerciais com outros países. Uma investigação de 2018 do Departamento de Comércio, durante seu primeiro mandato, concluiu que as importações de automóveis enfraqueciam a base industrial doméstica dos EUA. Na época, ele já havia ameaçado impor tarifas de 25% sobre automóveis, mas não seguiu adiante com a medida.
Desta vez, o presidente parece determinado. O objetivo principal das novas tarifas é atrair montadoras para abrir fábricas dentro dos EUA. “Quando eles vêm para os Estados Unidos e têm sua planta ou fábrica aqui, não há tarifa”, declarou. A busca por carregadores residenciais também acompanha essa tendência, com crescimento na busca por carregadores residenciais com aumento na venda de elétricos no Brasil.
Em outro desenvolvimento, um empréstimo de US$ 6,6 bilhões para a Rivian construir uma fábrica de veículos elétricos (VE) no estado da Geórgia está atualmente em compasso de espera, de acordo com o governador Brian Kemp.
Em uma entrevista de 18 de fevereiro de 2025 com o noticiário local WSB-TV, Kemp destacou o desejo de Trump de cortar gastos federais – particularmente empréstimos concedidos após a eleição de novembro – mas também expressou confiança nos planos da fabricante de VE.