Um curioso veículo derivado do Volkswagen Up! está chamando a atenção na Europa. Batizado de Geparda, este triciclo, que tem como base o conhecido hatch compacto, passou por modificações que o enquadraram na categoria L5e, permitindo que jovens a partir de 16 anos o conduzam, desde que possuam carteira de motorista A1.
Com preço inicial de US$ 23.600 (aproximadamente R$ 140.000), o Geparda apresenta uma configuração peculiar: apesar de ter quatro rodas, a legislação europeia o considera um triciclo devido ao seu eixo traseiro, que utiliza duas rodas muito próximas e centralizadas, criando um efeito de roda dupla.
Essa característica o difere dos triciclos convencionais, que geralmente têm uma roda dianteira e duas traseiras. A modificação, embora incomum, permite a sua classificação e torna o veículo acessível a um público mais jovem.
O design do Geparda mantém a maior parte da estrutura original do VW Up!, porém, com algumas alterações. A parte traseira, com a configuração de triciclo, destoa um pouco do resto do veículo, causando uma sensação estranha visualmente, com caixas de rodas vazias. Apesar disso, o Geparda se destaca por ser mais espaçoso e confortável que quadriciclos como o Citroën Ami ou o Renault Twizy, pertencentes ao segmento L6e.
O motor 1.0 do VW Up! foi reprogramado, reduzindo sua potência de 114 cv para apenas 20 cv. Apesar da baixa potência, o Geparda consegue atingir 110 km/h, tornando-o apto para circular em algumas rodovias. A aceleração de 0 a 100 km/h não foi divulgada, mas é esperado que seja lenta.
Como o modelo é baseado em um carro que já saiu de linha, o Geparda só está disponível no mercado de usados. A versão de duas portas tem um preço inicial de US$ 23.600, enquanto a versão com quatro portas começa em US$ 24.200. Os valores são superiores aos de um VW Up! original novo. Surge então a pergunta: vale a pena investir em um triciclo tão peculiar para ter o direito de dirigir a partir dos 16 anos?