O Toyota Yaris Cross 2026 já tem previsão de chegada ao mercado brasileiro, com lançamento oficial marcado para o primeiro trimestre de 2025. Com isso, a disputa entre os SUVs compactos no Brasil vai ficar ainda mais competitiva, com modelos como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Renegade como principais rivais.
De acordo com o site Autos Segredos, a Toyota já iniciou a produção das primeiras unidades pré-série do Yaris Cross 2026 na fábrica de Sorocaba-SP. Essa unidade recebeu um grande investimento da montadora japonesa para a fabricação do novo SUV compacto. Ainda segundo a publicação, o modelo fabricado no Brasil terá uma boa lista de itens de segurança semelhante ao do Yaris Cross vendido na Tailândia.
Este SUV foi projetado para ser um concorrente direto do Hyundai Creta, especialmente em mercados como o da Indonésia. O Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, o que o torna maior que o Creta nesse aspecto. Sua distância entre eixos é de 2.620 mm, 10 mm maior que a do concorrente.
Em relação às dimensões gerais, o Toyota Yaris Cross possui 1.770 mm de largura e 1.615 mm de altura. Ele utiliza a plataforma DNGA, uma versão mais acessível da TNGA usada no Corolla, desenvolvida pela Daihatsu.
No mercado global, o Toyota Yaris Cross já está disponível com duas opções de motorização. As versões de entrada são equipadas com um motor de 1.5 litros, que gera até 110 cv de potência (com etanol) ou 105 cv (com gasolina). O torque máximo é de 14,9 kgf.m com etanol e 14,3 kgf.m com gasolina.
Nas versões mais avançadas, o modelo híbrido, que também deve ser lançado no Brasil, virá com um motor 1.5 litro 16V no ciclo Atkinson, que aqui será flex. A expectativa é que a potência supere os 92 cv e o torque de 12,4 kgfm da versão a gasolina.
Esse motor será acompanhado por um segundo motor elétrico, que entrega 81 cv e 14,4 kgfm de torque. Juntos, os dois motores proporcionam uma potência combinada de 113 cv.
Na lista de equipamentos do Toyota Yaris Cross 2026, constarão o Toyota Safety Sense, sistema de fixação de cadeirinha infantil ISOFIX, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. O modelo virá equipado com freios a disco nas quatro rodas, seis airbags de série, controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD, entre outros.
Confira outras notícias sobre o Toyota Yaris Cross, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.