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Toyota Yaris Cross está prestes a chegar ao Brasil para brigar no segmento de SUVs compactos

Previsto para ser lançado em 2025, o Toyota Yaris Cross será o primeiro SUV compacto no Brasil

A Toyota está se preparando para lançar seu primeiro SUV compacto no Brasil: o Yaris Cross. O modelo chegará em breve para competir em um dos segmentos mais disputados do mercado, enfrentando rivais como o Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V.

Com produção em Sorocaba (SP), ao lado do Corolla Cross, o Yaris Cross terá 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos. Um de seus destaques será o porta-malas com capacidade de 471 litros, superior à média do segmento.

Toyota Yaris Cross está prestes a chegar ao Brasil para brigar no segmento de SUVs compactos
Foto: Divulgação

O design, com linhas que remetem ao Corolla Cross, apresenta um visual mais moderno, principalmente na traseira. A dianteira, por sua vez, adota um estilo mais tradicional, com faróis em LED e grade ampla.

O Yaris Cross já foi apresentado na Tailândia, onde é vendido em três versões, todas com sistema híbrido: HEV Smart, HEV Premium e HEV Premium Luxury. Os preços variam entre 789.000 e 899.000 baht tailandeses, o que equivale a R$ 141,5 mil e R$ 161,2 mil, respectivamente.

No mercado brasileiro, o SUV terá um posicionamento mais amplo. As versões de entrada contarão com motor 1.5 flex de quatro cilindros e 16 válvulas, com câmbio automático CVT. Este conjunto é o mesmo utilizado na linha Yaris (hatch e sedã), que recentemente saiu de linha no país. A potência é de até 110 cv e o torque máximo de 14,9 mkgf, mas esses números poderão ser alterados no SUV, que utilizará a nova plataforma DNGA.

As versões híbridas de topo de linha trarão um conjunto inédito no Brasil. O motor 1.5 16V flex de ciclo Atkinson será combinado com um motor elétrico e uma bateria autorrecarregável. O sistema, acoplado ao câmbio automático e-CVT, permitirá que o modelo rode em modo 100% elétrico em algumas situações, como no trânsito urbano. Diferentemente dos híbridos leves flex, o Yaris Cross terá essa capacidade de rodar apenas com eletricidade.

O interior do Yaris Cross segue o padrão da marca, com um design simples e racional, mas com acabamento robusto e boa montagem. O espaço é suficiente para cinco adultos. A lista de equipamentos inclui freio de estacionamento com botão e Auto Hold, sistema multimídia e display colorido no painel de instrumentos.

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Divulgação

A versão Premium Luxury oferece itens adicionais como porta-malas com abertura e fechamento elétricos, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com monitoramento de tráfego cruzado, câmera 360º e teto solar panorâmico. O SUV também terá o pacote Toyota Safety Sense, com assistentes de condução semiautônomos e alerta de ponto cego nos retrovisores.

A Toyota ainda não divulgou dados oficiais de desempenho e consumo do modelo brasileiro, mas a versão híbrida deverá ter um consumo entre os melhores do país. Na Tailândia, o painel do modelo marca 26,3 km/l com gasolina. Não será surpresa se o Yaris Cross híbrido flex apresentar um consumo similar.

O lançamento do Yaris Cross estava previsto para o fim de 2024, mas foi adiado para o primeiro semestre. Com o fim do Yaris sedã, o Corolla passa a ser o modelo três volumes mais acessível da marca, com preços a partir de R$ 158.490. O Yaris hatch continua sendo vendido até a chegada do novo SUV.

Toyota Yaris Cross está prestes a chegar ao Brasil para brigar no segmento de SUVs compactos
Foto: Divulgação

A Toyota deve anunciar os preços do Yaris Cross no momento do lançamento, mas já se sabe que as versões flex devem começar em R$ 130 mil, e as versões híbridas de topo de linha devem se aproximar de R$ 185 mil. Com esses valores, o Yaris Cross se posicionará abaixo do Corolla Cross, tornando-se o carro de entrada da marca no Brasil.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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