A Toyota prepara o terreno para os próximos anos, com atualizações e reformulações em sua linha. Entre as novidades mais aguardadas está a nova geração do Corolla, que chegará em versões hatchback, sedan e *station wagon*. Mas e o Corolla Cross?
Este SUV compacto, posicionado como uma alternativa menor, menos robusta e mais acessível ao RAV4, também está prestes a receber uma renovação. Embora a Toyota não tenha divulgado detalhes oficiais, tudo indica uma atualização significativa nos próximos anos.

O artista digital Theophilus Chin, conhecido como Theottle, criou renderizações especulativas que imaginam o Corolla Cross adotando as mais recentes características de design da marca, inspirando-se no Urban Cruiser EV, um SUV elétrico menor que antecipou parte da nova linguagem visual da Toyota.
O SUV adota a já conhecida frente em formato de “cabeça de martelo”, com faróis de LED mais finos e uma dianteira limpa e sem grade. A lateral e a traseira são inspiradas no Suzuki e-Vitara, um gêmeo mecânico do Toyota Urban Cruiser EV.
No entanto, espera-se que o próximo Corolla Cross siga seu próprio caminho, com linhas mais esculpidas, como os mais recentes C-HR e C-HR+, embora provavelmente mantenha uma traseira mais quadrada para fins de praticidade.
Internamente, a Toyota deve introduzir um cockpit mais digital e conectado, com telas maiores e um layout semelhante aos mais recentes modelos da marca. Ao mesmo tempo, o Corolla Cross provavelmente manterá suas raízes familiares, com um interior focado na usabilidade e no conforto. Uma versão aprimorada dos sistemas avançados de assistência ao motorista também é esperada, proporcionando ao SUV uma maior segurança.
Se você está interessado em adquirir um, saiba que o Toyota Corolla Cross XRE é ofertado em abril com redução de R$ 14,3 mil para PcD.
Plataforma e trem de força do novo Toyota Corolla Cross
A Toyota tende a manter o que funciona, então o próximo Corolla Cross provavelmente continuará utilizando a plataforma TNGA-C, com melhorias incrementais. Sob o capô, as coisas podem ficar mais interessantes.
A empresa está desenvolvendo um novo motor 1.5 de quatro cilindros que poderá aparecer em diversas versões: turbo, híbrido e híbrido plug-in. Isso traria uma combinação bem-vinda de melhor economia de combustível e desempenho aprimorado. Além disso, para quem busca outras opções da marca, a Toyota Hilux SR é ofertado em abril com redução de R$ 55.096 para CNPJ.
O Corolla Cross foi introduzido em 2020 como um SUV compacto que preenche a lacuna entre o C-HR e o RAV4 na linha da Toyota. O modelo é oferecido em vários mercados ao redor do mundo, com um design ligeiramente diferente dependendo da região.
Atualizações de meio de ciclo estão sendo lançadas em vários mercados em 2024 e 2025, dependendo da região. No Japão, a Toyota lançará o Corolla Cross reestilizado em maio deste ano. Esse cronograma garante que a geração atual permanecerá por pelo menos mais alguns anos antes que uma reformulação completa seja lançada.
Se a Toyota mantiver seu cronograma de produtos habitual, um novo Corolla é esperado em 2026, com o próximo Corolla Cross provavelmente seguindo em 2027. Esse cronograma marcaria um sólido ciclo de sete anos para o modelo atual, respeitável para qualquer padrão no mundo dos carros compactos.