A Toyota apresentou no Reino Unido uma nova versão comercial do clássico Land Cruiser, agora voltada para uso profissional. A principal mudança está no interior: os bancos traseiros foram removidos para dar lugar a um amplo espaço de carga.
A transformação mantém as características visuais do modelo tradicional, exceto pelos painéis de aço que substituem as janelas traseiras. Por dentro, há um piso plano, divisória metálica com tela e revestimento resistente na área de carga.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Voltada para quem precisa transportar equipamentos e materiais em terrenos difíceis, a Land Cruiser Commercial é uma alternativa robusta para quem não quer uma picape como a Hilux, nem uma van comum.
O espaço de carga tem 1.685 mm de comprimento e capacidade total de 2.000 litros — menor que os 2.216 litros da geração anterior, mas suficiente para a proposta. A capacidade de reboque permanece em 3,5 toneladas.
O modelo sai de fábrica bem equipado, trazendo rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos dianteiros elétricos e aquecidos, volante aquecido, porta traseira elétrica, espelho interno fotocrômico, ar-condicionado digital de duas zonas, multimídia de 9” e pacote Toyota Safety Sense.
Por enquanto, a mecânica segue sem mudanças. O motor é um 2.8 turbodiesel, com tração integral permanente e modos de condução para off-road, mantendo o desempenho que consagrou o Land Cruiser.
A produção é local, na fábrica de Burnaston, em Derbyshire, e a venda começa em agosto no Reino Unido, com preços a partir de £52.729 (cerca de US$ 70.600). As entregas estão previstas para setembro.
Junto com o lançamento da versão comercial, a Toyota confirmou que toda a linha Land Cruiser na Europa e no Reino Unido receberá motorização híbrida leve a diesel até o fim de 2025. Toyota considera produção do GR Corolla na Europa a partir de 2026.
O sistema combina o motor 2.8 turbodiesel de 201 hp e 500 Nm com um motor-gerador elétrico de 48V, uma bateria de íon-lítio e conversor DC-DC. Esse conjunto oferece potência extra de até 16 hp e 65 Nm em acelerações.
Além de reduzir emissões, a Toyota promete partidas mais suaves, aceleração mais linear e um sistema robusto, capaz de manter intactas as capacidades off-road, incluindo a travessia de até 700 mm de profundidade. A Toyota, inclusive, avalia picape compacta para rivalizar com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.