A Toyota anunciou a primeira grande atualização para o Land Cruiser 300 desde seu lançamento em 2021. As novidades incluem um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e medidas de segurança aprimoradas contra roubo. Devido à alta demanda, a Toyota suspendeu temporariamente os pedidos do SUV no Japão, focando em atender à extensa lista de espera.
A abordagem da Toyota é refinar seus modelos icônicos em vez de reinventá-los completamente, e a atualização do Land Cruiser 300 Series é um exemplo disso. A versão atualizada do SUV foi lançada no Japão e, por enquanto, não está disponível na América do Norte, onde o mercado recebe o Land Cruiser 250, ligeiramente menor. Falando em modelos da Toyota, a marca recentemente convocou um recall para Corolla Cross por falha nos eixos de transmissão.

Melhorias digitais do Toyota Land Cruiser 300
As mudanças mais notáveis estão no interior do veículo. As versões de nível médio e superior agora vêm com um painel de instrumentos digital TFT de 12,3 polegadas, oferecendo gráficos configuráveis. Os modelos de entrada possuem uma versão menor, de 7 polegadas. Este painel se integra a uma tela de *infotainment* de 8 polegadas como padrão, com a opção de uma unidade maior de 12,3 polegadas.
Em resposta ao aumento de roubos do Land Cruiser no Japão, a Toyota implementou medidas de segurança adicionais. O recurso “My Car Start Lock”, parte dos serviços conectados, permite que os proprietários bloqueiem o motor remotamente por meio de seus smartphones, impedindo o acionamento por ladrões.

Todas as versões agora incluem um botão de partida com autenticação por impressão digital, um sistema que verifica se a chave inteligente está próxima ao veículo, um alarme com sensor de inclinação e um sistema imobilizador.
Para cumprir as regulamentações mais recentes no Japão, o Land Cruiser 300 foi aprimorado com uma função de mitigação de danos por colisão, adicionando segurança pré-colisão para ciclistas. Ele também recebe um gravador de dados de eventos e melhorias na segurança cibernética.
Mecanicamente, o Land Cruiser 300 mantém as mesmas opções de motorização: um V6 a gasolina biturbo de 3,5 litros e um V6 a diesel de 3,3 litros, ambos combinados com uma transmissão automática de 10 marchas e um sistema de tração integral permanente.

A Toyota destaca que o motor a diesel agora está em conformidade com os padrões de emissões mais recentes do Japão. E para quem procura outros modelos com tecnologia híbrida, a GWM apresenta o Haval Xiaolong Max de segunda geração com tecnologia híbrida plug-in.
Os preços do Land Cruiser 300 atualizado começam em ¥5.252.500 (cerca de US$ 35.100) para a versão GX a gasolina de entrada, chegando a ¥8.136.800 (aproximadamente US$ 54.400) para a variante GR Sport a diesel. Em comparação com o modelo anterior, os preços aumentaram entre ¥130.900 e ¥152.500 (US$ 875 a US$ 1.020), dependendo da versão.
A demanda pelo Land Cruiser 300 no Japão sempre superou a oferta disponível, resultando em longas listas de espera. Para evitar promessas que não pode cumprir, a Toyota suspendeu novos pedidos até conseguir entregar os veículos aos clientes que já fizeram seus pedidos. A empresa emitiu um pedido de desculpas oficial em seu site:

“Agradecemos por considerar a compra de nosso veículo. O Land Cruiser ‘300’ passou por algumas melhorias para cumprir os regulamentos. Suspendemos os pedidos para priorizar a produção de veículos para clientes que continuam a fazer pedidos e estão aguardando a entrega. Entendemos que muitos clientes no Japão estão esperando que seus veículos sejam entregues e faremos o possível para maximizar a produção e entregar esses veículos o mais rápido possível. Pedimos desculpas pelo incômodo contínuo e agradecemos sua compreensão.”