Toyota avalia lançar picape menor que a Tacoma nos EUA para competir com Ford Maverick

Com o objetivo de investir em picapes menores e mais acessíveis, a Toyota pretende lançar uma nova caminhonete para concorrer com a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz
Toyota avalia lançar picape menor que a Tacoma nos EUA para competir com Ford Maverick
Crédito da imagem: Toyota

A Toyota está de olho em um novo segmento de mercado nos Estados Unidos: o de picapes menores e mais acessíveis. A ideia é criar um modelo abaixo da Tacoma para competir com rivais como o Ford Maverick e o Hyundai Santa Cruz, que já têm boa aceitação por oferecerem tamanho compacto e preço mais em conta.

Essa movimentação ganha força após o sucesso do Maverick, que vendeu mais de 131 mil unidades em 2024, bem acima das 32 mil unidades da Santa Cruz. O modelo da Hyundai teve um início promissor, mas perdeu espaço por oferecer menos recursos e custar mais que o rival da Ford.

Toyota avalia lançar picape menor que a Tacoma nos EUA para competir com Ford Maverick
Crédito da imagem: Toyota

Executivos da Toyota reconhecem que o mercado americano está cheio de veículos cada vez maiores e mais caros. Diante disso, uma picape compacta, mais acessível e prática para o dia a dia urbano pode cair no gosto do público — e também gerar bons números de vendas.

Cooper Ericksen, vice-presidente sênior da Toyota Motor North America, admitiu em entrevista que a marca está trabalhando para entrar nesse segmento. Segundo ele, é “uma questão de tempo” até a ideia sair do papel. A Toyota Hilux dispara 12% em vendas e continua liderando entre as picapes médias em maio.

A confirmação veio do próprio diretor de operações da Toyota nos EUA, que afirmou que a empresa está estudando a viabilidade do projeto. A declaração animou entusiastas que aguardam há tempos uma alternativa mais barata entre as picapes da marca. Além disso, a Toyota apresenta novo RAV4 2026 no Japão com opções híbridas avançadas.

Outro fator que pode pesar na decisão da Toyota é a possível chegada de uma picape compacta ao Brasil, o que ajudaria a dividir os custos de desenvolvimento. No entanto, barreiras comerciais e tarifas ainda representam um desafio para que esse plano avance nos Estados Unidos. É importante notar que a Toyota recorre a recall de quase 450 mil pickups Tundra por problemas em luzes de ré.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.