A Toyota lançou seu terceiro veículo totalmente elétrico sob a marca bZ na China, garantindo 10.000 pedidos na primeira hora. O SUV elétrico bZ3X tem preço inicial de 109.800 yuan (aproximadamente US$15.100) e está equipado com *lidar* e tecnologia de direção assistida da Momenta. Sua autonomia máxima é de 610 km, de acordo com o ciclo de testes CLTC.
O bZ3X é amplamente baseado no GAC Aion V – o tamanho, os motores e o trem de força geral são os mesmos, mas as baterias são diferentes. O bZ3X é um veículo de 5 portas e 5 lugares com dimensões de 4600/1850/1600 mm (comprimento/largura/altura) e uma distância entre eixos de 2765 mm. Possui tração dianteira (FWD) e um único motor elétrico com potência máxima de 150 kW ou 165 kW e velocidade máxima de 160 km/h.

A energia é armazenada em uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), que vem em três variantes: 50,0 kWh, 58,4 kWh e 67,9 kWh, proporcionando autonomia de 430 km, 520 km e 610 km, respectivamente, sob as condições de teste CLTC. A Toyota já prepara o lançamento do SUV-cupê elétrico na próxima semana.
A Toyota equipou o bZ3X com *lidar* e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) da startup chinesa de direção autônoma Momenta. As versões 520 Pro e Pro+ possuem opções com *lidar* da Robosense e tecnologia de direção assistida Momenta 5.0, enquanto a versão topo de linha 610 Max tem *lidar* e ADAS Momenta 5.0 opcionais. As demais versões vêm com assistência ao condutor Toyota Pilot padrão.

O Momenta 5.0 permite que o bZ3X tenha a função NOA (Navigate on Autopilot) sem a necessidade de mapas HD.
Especificações detalhadas:
Versão | Autonomia (CLTC) | Bateria | Motor (kW) | ADAS | Lidar | Preço (yuan) |
---|---|---|---|---|---|---|
430 Air | 430 | 50 | 150 | – | Não | 109.800 |
430 Air+ | 430 | 50 | 150 | T. Pilot | Não | 119.800 |
520 Pro | 520 | 58.4 | 150 | T. Pilot | Não | 129.800 |
520 Pro+ | 520 | 58.4 | 150 | T. Pilot | Não | 139.800 |
610 Max | 610 | 67.9 | 165 | Momenta | Opc. | 159.800 |
520 Pro Smart | 520 | 58.4 | 150 | Momenta | Sim | 149.800 |
520 Pro+ Smart | 520 | 58.4 | 150 | Momenta | Sim | 159.800 |
O interior é minimalista, com uma grande tela de 14,6″ dominando o painel. No entanto, é alimentado por um chip Qualcomm Snapdragon 8155 mais antigo, enquanto a maioria dos novos veículos elétricos já estão equipados com o Snapdragon 8295, mais potente.

As versões equipadas com *lidar* apresentam o chip Nvidia Orin X com 254 TOPS de poder de computação. A Toyota também afirma que o bZ3X é o primeiro carro da joint venture na China a apresentar *lidar*. Falando em carros chineses, o BYD Dolphin com design frontal renovado chega à China com preço competitivo e sistema ADAS.
A Toyota afirma que 65% das peças vêm de fornecedores chineses e apenas 1% são importadas. O Toyota bZ3X é produzido pela joint venture GAC-Toyota e, atualmente, é um carro exclusivo para o mercado chinês.
A Toyota já possui dois carros totalmente elétricos da série bZ na China: o SUV bZ4X e o sedã bZ3, que foi desenvolvido em conjunto com a BYD e apresentava motores e bateria elétricos da BYD. Embora o bZ4X já tenha cessado as entregas na China, as vendas do bZ3 surpreendentemente não são tão ruins quanto se esperaria. Em janeiro, a empresa vendeu 3.510 unidades, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.
A Toyota informou que o bZ3X recebeu 10.000 pedidos dentro de uma hora após o lançamento e que seu servidor travou. A empresa acompanhará de perto o desempenho de vendas do modelo. Para quem busca um carro com desconto, a Toyota Hilux é liberada em março com mega desconto de R$ 55.096 para limpar estoque.