Notícias

Toyota Hilux 2025 chega à Europa com versão híbrida-leve

Mantendo a oitava geração já conhecida, a nova Hilux Hybrid 48V chega com a versão GR Sport II. A marca japonesa lança na Europa a Hilux 2025

A Toyota lança na Europa a Hilux 2025, que traz como grande novidade a introdução de um sistema híbrido-leve (MHEV) de 48 volts. A picape mais vendida da marca estreia sua versão eletrificada em alguns países europeus, como a Alemanha.

Mantendo a oitava geração já conhecida, a nova Hilux Hybrid 48V chega com a versão GR Sport II. O preço inicial é de 54.335 euros (aproximadamente R$ 336 mil), valor 8 mil euros superior à versão diesel básica. Supera, também, o preço da Ford Ranger PHEV, uma híbrida plug-in que custa 44.690 euros (R$ 276,4 mil).

Toyota Hilux 2025 chega à Europa com versão híbrida-leve
Crédito da imagem: Toyota

O lançamento na Europa antecipa o que pode ser esperado no Brasil com a próxima geração da Hilux, prevista para 2026, que também deverá adotar o sistema MHEV. Em outra notícia da Toyota, a Toyota convoca recall para Corolla Cross por falha nos eixos de transmissão.

A nova Hilux Hybrid 48V é produzida na Tailândia e importada para a Europa, enquanto no Brasil a picape é fabricada em Zárate, na Argentina. A versão híbrida-leve combina o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque com um sistema elétrico que inclui uma bateria de íons de lítio de 48 volts, com capacidade de 4,3 Ah e peso de 7,6 kg.

Instalada sob os bancos traseiros, a bateria substitui o alternador e o motor de arranque tradicionais, funcionando em conjunto com um motor-gerador elétrico. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 e melhorar a eficiência de combustível, sem alterar a potência total do motor a combustão.

Toyota Hilux 2025 chega à Europa com versão híbrida-leve
Crédito da imagem: Toyota

Segundo a Toyota, o sistema MHEV visa reduzir em até 10% o consumo de combustível, com médias entre 9,8 km/l e 10 km/l no ciclo WLTP (padrão europeu), além de incorporar a tecnologia Start-Stop. O sistema híbrido leve da Hilux é semelhante ao visto em modelos como o Fiat Pulse e o Fiat Fastback, mas com a diferença na voltagem: 48 volts contra 12 volts dos SUVs da Fiat.

O motor elétrico atua em acelerações suaves e em velocidades abaixo de 1.000 rpm, ajudando a reduzir o esforço do motor a combustão. Durante a desaceleração, o sistema de frenagem regenerativa recarrega a bateria, e o motor-gerador permite um funcionamento mais suave do Start-Stop, mantendo o motor desligado por mais tempo e reiniciando o propulsor de forma mais silenciosa.

O câmbio automático de seis marchas e a tração 4×4 completam o conjunto, resultando em uma velocidade máxima de 175 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.

A Hilux Hybrid 48V introduz o sistema Multi Terrain Select (MTS), já presente no Land Cruiser. Ativado por um seletor no console central, o MTS ajusta os sistemas de controle de tração, força de direção, suspensão e pressão dos freios para otimizar o desempenho em diferentes terrenos. São seis modos disponíveis: vale lembrar que a Toyota Land Cruiser 300 tem pedidos suspensos no Japão.

  • Sand (areia)
  • Mud (lama)
  • Rock (rochas)
  • Dirt (terra)
  • Snow (neve)
  • Auto (automático)

No modo Auto, sensores do veículo analisam as condições do terreno e aplicam as configurações necessárias. Os modos Sand, Mud, Rock e Auto podem ser usados com tração 4×4 em baixa (L4), enquanto Dirt, Sand, Mud, Deep Snow e Auto funcionam em alta (H4).

As dimensões da Hilux 2025 permanecem as mesmas da geração atual: 5,32 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,86 m de altura e entre-eixos de 3,08 metros. A capacidade de carga é de até 1.000 kg e a capacidade de reboque de 3.500 kg. A Hilux Hybrid pode atravessar trechos alagados de até 70 cm de profundidade, graças à proteção contra água dos componentes elétricos.

Toyota Hilux 2025 chega à Europa com versão híbrida-leve
Crédito da imagem: Toyota

Conheça o interior do Toyota Hilux 2025

No interior, a Hilux 2025 mantém o design já conhecido, com algumas atualizações. A central multimídia possui 8 polegadas, com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação baseada em nuvem e comandos por voz. O ar-condicionado é automático e digital de duas zonas, e o computador de bordo apresenta uma nova grafia.

A picape vem equipada com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui piloto automático adaptativo, sistema pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, farol alto automático e câmera 360°. Outros itens são a direção com assistência elétrica e bancos com ajustes elétricos. Para aqueles interessados em outras novidades, a Peugeot prepara lançamento de 208 híbrido no Brasil com nova central multimídia.

A nova geração da Hilux é esperada para 2026 e deve trazer o mesmo sistema híbrido-leve de 48 volts para se alinhar à estratégia global da marca de reduzir emissões e atender às normas ambientais mais rígidas. Explorando outras opções, a Omoda & Jaecoo anuncia estreia no Brasil com SUV híbrido Jaecoo 7.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.