A Toyota lança na Europa a Hilux 2025, que traz como grande novidade a introdução de um sistema híbrido-leve (MHEV) de 48 volts. A picape mais vendida da marca estreia sua versão eletrificada em alguns países europeus, como a Alemanha.
Mantendo a oitava geração já conhecida, a nova Hilux Hybrid 48V chega com a versão GR Sport II. O preço inicial é de 54.335 euros (aproximadamente R$ 336 mil), valor 8 mil euros superior à versão diesel básica. Supera, também, o preço da Ford Ranger PHEV, uma híbrida plug-in que custa 44.690 euros (R$ 276,4 mil).

O lançamento na Europa antecipa o que pode ser esperado no Brasil com a próxima geração da Hilux, prevista para 2026, que também deverá adotar o sistema MHEV. Em outra notícia da Toyota, a Toyota convoca recall para Corolla Cross por falha nos eixos de transmissão.
A nova Hilux Hybrid 48V é produzida na Tailândia e importada para a Europa, enquanto no Brasil a picape é fabricada em Zárate, na Argentina. A versão híbrida-leve combina o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque com um sistema elétrico que inclui uma bateria de íons de lítio de 48 volts, com capacidade de 4,3 Ah e peso de 7,6 kg.
Instalada sob os bancos traseiros, a bateria substitui o alternador e o motor de arranque tradicionais, funcionando em conjunto com um motor-gerador elétrico. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 e melhorar a eficiência de combustível, sem alterar a potência total do motor a combustão.

Segundo a Toyota, o sistema MHEV visa reduzir em até 10% o consumo de combustível, com médias entre 9,8 km/l e 10 km/l no ciclo WLTP (padrão europeu), além de incorporar a tecnologia Start-Stop. O sistema híbrido leve da Hilux é semelhante ao visto em modelos como o Fiat Pulse e o Fiat Fastback, mas com a diferença na voltagem: 48 volts contra 12 volts dos SUVs da Fiat.
O motor elétrico atua em acelerações suaves e em velocidades abaixo de 1.000 rpm, ajudando a reduzir o esforço do motor a combustão. Durante a desaceleração, o sistema de frenagem regenerativa recarrega a bateria, e o motor-gerador permite um funcionamento mais suave do Start-Stop, mantendo o motor desligado por mais tempo e reiniciando o propulsor de forma mais silenciosa.
O câmbio automático de seis marchas e a tração 4×4 completam o conjunto, resultando em uma velocidade máxima de 175 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
A Hilux Hybrid 48V introduz o sistema Multi Terrain Select (MTS), já presente no Land Cruiser. Ativado por um seletor no console central, o MTS ajusta os sistemas de controle de tração, força de direção, suspensão e pressão dos freios para otimizar o desempenho em diferentes terrenos. São seis modos disponíveis: vale lembrar que a Toyota Land Cruiser 300 tem pedidos suspensos no Japão.
- Sand (areia)
- Mud (lama)
- Rock (rochas)
- Dirt (terra)
- Snow (neve)
- Auto (automático)
No modo Auto, sensores do veículo analisam as condições do terreno e aplicam as configurações necessárias. Os modos Sand, Mud, Rock e Auto podem ser usados com tração 4×4 em baixa (L4), enquanto Dirt, Sand, Mud, Deep Snow e Auto funcionam em alta (H4).
As dimensões da Hilux 2025 permanecem as mesmas da geração atual: 5,32 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,86 m de altura e entre-eixos de 3,08 metros. A capacidade de carga é de até 1.000 kg e a capacidade de reboque de 3.500 kg. A Hilux Hybrid pode atravessar trechos alagados de até 70 cm de profundidade, graças à proteção contra água dos componentes elétricos.

Conheça o interior do Toyota Hilux 2025
No interior, a Hilux 2025 mantém o design já conhecido, com algumas atualizações. A central multimídia possui 8 polegadas, com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação baseada em nuvem e comandos por voz. O ar-condicionado é automático e digital de duas zonas, e o computador de bordo apresenta uma nova grafia.
A picape vem equipada com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui piloto automático adaptativo, sistema pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, farol alto automático e câmera 360°. Outros itens são a direção com assistência elétrica e bancos com ajustes elétricos. Para aqueles interessados em outras novidades, a Peugeot prepara lançamento de 208 híbrido no Brasil com nova central multimídia.
A nova geração da Hilux é esperada para 2026 e deve trazer o mesmo sistema híbrido-leve de 48 volts para se alinhar à estratégia global da marca de reduzir emissões e atender às normas ambientais mais rígidas. Explorando outras opções, a Omoda & Jaecoo anuncia estreia no Brasil com SUV híbrido Jaecoo 7.