Enquanto montadoras como Volkswagen, Renault, Dacia e Citroën anunciam veículos elétricos compactos com preços abaixo de €20.000, a Toyota demonstra cautela quanto à viabilidade de um minicarro elétrico acessível no mercado europeu.
Segundo Yoshihiro Nakata, CEO da Toyota Europa, a produção local de um BEV (Battery Electric Vehicle) nessa categoria pode não ser financeiramente viável no momento, devido aos altos custos das baterias. A Volkswagen, por exemplo, planeja lançar o ID1 em 2027, mesmo reconhecendo as dificuldades em obter margens de lucro positivas com o modelo.

Atualmente, os únicos EVs disponíveis na Europa por menos de €20.000 são importados da China, como o Leapmotor T03 e o Dacia Spring. No entanto, alternativas fabricadas no continente europeu estão a caminho.
A Citroën prometeu uma versão acessível do novo C3 elétrico, produzido na Eslováquia, enquanto Renault e Dacia lançarão novos modelos no segmento a partir de 2026. A Volkswagen fabricará o ID1 em sua planta em Portugal, e a chinesa BYD pretende vender uma variante do Seagull elétrico na Europa por um valor “bem abaixo” dos €20.000.
Matthew Harrison, diretor de operações da Toyota Europa, reconhece que os minicarros são o segmento mais difícil de eletrificar, devido à necessidade de acessibilidade e custo reduzido para os consumidores. A marca japonesa pretende acompanhar os lançamentos dos concorrentes, avaliando preços e condições de financiamento antes de tomar uma decisão. Interessados em modelos da marca podem verificar a Toyota bZ3X esgota reservas na China, mostrando a demanda aquecida por veículos da montadora.
Enquanto isso, a Toyota aposta em uma versão híbrida do Aygo X, modelo que registrou crescimento de 50% nas vendas em 2024 e se tornou um dos líderes da categoria. A marca continua priorizando híbridos como solução de transição, especialmente em segmentos onde a eletrificação total ainda não é economicamente viável.

Além disso, a Toyota Gazoo Racing aposta em motor 2.0 turbo híbrido para futuros modelos, demonstrando o investimento da marca em tecnologias híbridas avançadas. Também vale lembrar que o Toyota Corolla GLi pode ser comprado com até R$ 54.061 de desconto em março.