A divisão esportiva GR (Gazoo Racing) da Toyota está desenvolvendo uma versão híbrida do seu motor turbo de 2.0 litros para equipar futuros modelos. A eletrificação visa otimizar a eficiência de combustível e reduzir as emissões, sem comprometer a performance.
A Toyota, pioneira em tecnologia híbrida desde o lançamento do Prius em 1997, planeja expandir a eletrificação para além dos modelos convencionais. A Gazoo Racing será fundamental nessa estratégia, aplicando a tecnologia em seus carros esportivos.

O novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros em desenvolvimento foi projetado para ser compatível com sistemas híbridos e híbridos plug-in. Seu curso de pistão mais curto e a construção leve facilitam a integração no veículo.
O protótipo GR Yaris M, com motor central, apresentado em Tóquio, utiliza a versão não eletrificada do novo motor 2.0. No entanto, Hiroyuki Yamada, engenheiro da Gazoo Racing responsável pelo projeto, confirmou os planos de adicionar assistência híbrida no futuro.
Em entrevista à Autocar, Yamada declarou: “Podemos usar o sistema híbrido em futuros carros com este motor”. Ele acrescentou que a tecnologia será utilizada tanto em competições automobilísticas quanto em carros de passeio, já que a Toyota precisa de um motor mais eficiente e com menores emissões para os futuros produtos GR. A Toyota tem acelerado a eletrificação na Europa, o que torna essa estratégia ainda mais relevante.
Atualmente, o GR Yaris e o GR Corolla são equipados com um motor turbo de 1.6 litro e três cilindros, enquanto o GR86 utiliza um motor boxer de 2.4 litros, aspirado, fornecido pela Subaru. A substituição por uma unidade 2.0 turbo eletrificada permitiria que a Toyota oferecesse modelos GR em mercados com regulamentações de emissões mais rigorosas, como a Europa e o Reino Unido. Além disso, a Toyota C-HR+ já demonstra o potencial da marca em desenvolver veículos com alta potência e tecnologia avançada.
Espera-se que o mesmo motor 2.0 seja utilizado em futuras versões do Celica, MR2 e GR Supra, com diferentes níveis de potência e com ou sem assistência híbrida. Especula-se que o motor possa produzir até 400 cv (294 kW) em versões de rua e 600 cv (441 kW) em configurações de competição. No entanto, não está claro se esses números incluem o potencial ganho de potência dos motores elétricos.
Além dos carros esportivos e de corrida, os novos motores de 1.5 e 2.0 litros, desenvolvidos pelos engenheiros da Gazoo Racing, também serão utilizados em modelos Toyota convencionais, como as próximas gerações do Yaris, Corolla e RAV4. O Toyota Corolla 2025 já apresenta atualizações sutis no mercado europeu, indicando o caminho para a incorporação dessas novas tecnologias.
Essa estratégia foi confirmada por Bart Eelen, chefe da TGR e de automobilismo. Em entrevista à Car Magazine, Eelen afirmou: “Isso remonta à ideia da Toyota de usar o automobilismo como um campo de testes e como uma forma de desenvolver coisas novas. Acho que foi algo que Akio Toyoda introduziu na empresa. A Toyota não pensava dessa forma antes.”
O executivo acrescentou: “Novos motores a combustão interna são bastante raros hoje em dia, mas nós realmente queríamos fazer isso. O bloco é super compacto e o centro de gravidade é super baixo – e o motor combina eficiência e desempenho.”