Notícias
Tendência

Toyota Gazoo Racing aposta em motor 2.0 turbo híbrido para futuros modelos

Visando melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões, a divisão esportiva GR (Gazoo Racing) da Toyota está desenvolvendo uma versão híbrida do motor turbo de 2,0 litros

A divisão esportiva GR (Gazoo Racing) da Toyota está desenvolvendo uma versão híbrida do seu motor turbo de 2.0 litros para equipar futuros modelos. A eletrificação visa otimizar a eficiência de combustível e reduzir as emissões, sem comprometer a performance.

A Toyota, pioneira em tecnologia híbrida desde o lançamento do Prius em 1997, planeja expandir a eletrificação para além dos modelos convencionais. A Gazoo Racing será fundamental nessa estratégia, aplicando a tecnologia em seus carros esportivos.

Toyota Gazoo Racing aposta em motor 2.0 turbo híbrido para futuros modelos
Crédito da imagem: Toyota

O novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros em desenvolvimento foi projetado para ser compatível com sistemas híbridos e híbridos plug-in. Seu curso de pistão mais curto e a construção leve facilitam a integração no veículo.

O protótipo GR Yaris M, com motor central, apresentado em Tóquio, utiliza a versão não eletrificada do novo motor 2.0. No entanto, Hiroyuki Yamada, engenheiro da Gazoo Racing responsável pelo projeto, confirmou os planos de adicionar assistência híbrida no futuro.

Em entrevista à Autocar, Yamada declarou: “Podemos usar o sistema híbrido em futuros carros com este motor”. Ele acrescentou que a tecnologia será utilizada tanto em competições automobilísticas quanto em carros de passeio, já que a Toyota precisa de um motor mais eficiente e com menores emissões para os futuros produtos GR. A Toyota tem acelerado a eletrificação na Europa, o que torna essa estratégia ainda mais relevante.

Atualmente, o GR Yaris e o GR Corolla são equipados com um motor turbo de 1.6 litro e três cilindros, enquanto o GR86 utiliza um motor boxer de 2.4 litros, aspirado, fornecido pela Subaru. A substituição por uma unidade 2.0 turbo eletrificada permitiria que a Toyota oferecesse modelos GR em mercados com regulamentações de emissões mais rigorosas, como a Europa e o Reino Unido. Além disso, a Toyota C-HR+ já demonstra o potencial da marca em desenvolver veículos com alta potência e tecnologia avançada.

Espera-se que o mesmo motor 2.0 seja utilizado em futuras versões do Celica, MR2 e GR Supra, com diferentes níveis de potência e com ou sem assistência híbrida. Especula-se que o motor possa produzir até 400 cv (294 kW) em versões de rua e 600 cv (441 kW) em configurações de competição. No entanto, não está claro se esses números incluem o potencial ganho de potência dos motores elétricos.

Além dos carros esportivos e de corrida, os novos motores de 1.5 e 2.0 litros, desenvolvidos pelos engenheiros da Gazoo Racing, também serão utilizados em modelos Toyota convencionais, como as próximas gerações do Yaris, Corolla e RAV4. O Toyota Corolla 2025 já apresenta atualizações sutis no mercado europeu, indicando o caminho para a incorporação dessas novas tecnologias.

Essa estratégia foi confirmada por Bart Eelen, chefe da TGR e de automobilismo. Em entrevista à Car Magazine, Eelen afirmou: “Isso remonta à ideia da Toyota de usar o automobilismo como um campo de testes e como uma forma de desenvolver coisas novas. Acho que foi algo que Akio Toyoda introduziu na empresa. A Toyota não pensava dessa forma antes.”

O executivo acrescentou: “Novos motores a combustão interna são bastante raros hoje em dia, mas nós realmente queríamos fazer isso. O bloco é super compacto e o centro de gravidade é super baixo – e o motor combina eficiência e desempenho.”

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.