A Toyota Motor Corporation anunciou a assinatura de um acordo de parceria abrangente com o governo municipal de Xangai, na China, com foco em alcançar a neutralidade de carbono. Adicionalmente, a montadora japonesa planeja estabelecer uma nova empresa, integralmente de sua propriedade, no distrito de Jinshan, sudoeste de Xangai, dedicada ao desenvolvimento e produção de veículos elétricos a bateria (BEVs) e baterias.
Através desta colaboração com o governo de Xangai, a Toyota almeja contribuir para a meta do governo chinês de atingir a neutralidade de carbono até 2060, atuando em áreas como energia de hidrogênio, tecnologia de direção autônoma, e reciclagem e reutilização de baterias.
Para impulsionar essa iniciativa, a Toyota criará uma nova empresa, motivada pela convicção de que o fornecimento ágil de produtos que atendam às necessidades dos clientes é crucial na China, onde a demanda por veículos de novas energias é alta.
A nova empresa desenvolverá um novo BEV sob a marca Lexus, com o início da produção previsto para 2027. A capacidade de produção inicial será de aproximadamente 100.000 unidades por ano, e a criação de cerca de 1.000 novos postos de trabalho está planejada para a fase inicial.
A Toyota tem colaborado com parceiros como a China FAW Group Co., Ltd. e a Guangzhou Automobile Group Co., Ltd. para proporcionar satisfação aos clientes na China. A empresa pretende continuar trabalhando em conjunto com todos os seus parceiros para se tornar uma empresa “best-in-town”, visando alcançar seu objetivo de “produzir felicidade para todos“.