A preparadora japonesa Aero Over surpreendeu ao transformar o Toyota Crown Sport, um crossover vendido em alguns mercados, em uma réplica da Ferrari Purosangue. A modificação, apresentada no Salão do Automóvel de Tóquio 2025, incluiu um kit de carroceria personalizado, escapamentos quádruplos, emblemas no estilo Ferrari e novas rodas. A ideia foi criar uma homenagem acessível ao SUV italiano, aproveitando as semelhanças de design entre os dois modelos.
Entre as alterações mais notáveis, destacam-se o splitter frontal mais agressivo e o difusor traseiro redesenhado, ambos fabricados em plástico reforçado com fibra. O sistema de escapamento quádruplo, inspirado no visual do modelo V12 da Ferrari, complementa o estilo ousado da traseira.
As rodas diamantadas, combinadas com pinças de freio amarelas, reforçam a estética Ferrari. Detalhes como o acabamento preto brilhante nas molduras dos arcos das rodas, mantido de fábrica, agregam esportividade ao conjunto.
Os detalhes de customização incluem emblemas amarelos no capô e escudos nos para-lamas dianteiros, emulando a marca italiana. As letras personalizadas “P639e” e “Aero Over” no porta-malas utilizam a mesma fonte característica da Ferrari. A exibição da réplica ao lado de um Ferrari Purosangue original permitiu aos visitantes comparar os dois veículos lado a lado.
O Toyota Crown Sport, apresentado como protótipo em 2022, possui um design “hammerhead”, presente também em modelos como o novo Prius. Já o Purosangue se destaca pelo visual inspirado no supercarro SF90. A Aero Over oferece uma opção para aqueles que desejam um carro com visual de Ferrari por uma fração do preço original.
Os componentes do kit Aero Over já estão disponíveis no Japão. O splitter frontal e o difusor traseiro custam cerca de ¥250.000 (aproximadamente R$8.700), enquanto o sistema de escapamento tem um valor similar. Os emblemas amarelos e os adesivos traseiros custam respectivamente ¥8.500 (R$300) e ¥2.000 (R$70), sem incluir taxas, pintura ou instalação.
O Toyota Crown Sport tem um preço inicial de ¥5.900.000 (cerca de R$206.000), contrastando com o Ferrari Purosangue, que ultrapassa os R$2,5 milhões nos Estados Unidos e os R$ 7 milhões no Brasil.
Mesmo com todas as modificações, o custo total do projeto permanece significativamente inferior ao de um conjunto de rodas e pneus originais do SUV italiano, tornando-se uma alternativa interessante para quem busca exclusividade sem custos exorbitantes.