A Toyota anunciou um recall envolvendo a atual geração da picape Tacoma, afetando mais de 106 mil unidades fabricadas entre 2024 e 2025. O problema identificado reside nas mangueiras dos freios traseiros, que necessitam de substituição.
O recall abrange especificamente as versões com tração nas quatro rodas (4WD) equipadas com rotores de freio de 16 polegadas. A montadora identificou uma falha de projeto no posicionamento das mangueiras, que podem comprometer a segurança do veículo.
Detalhes do problema:
As mangueiras dos freios traseiros foram posicionadas muito próximas ao aro da roda. Essa proximidade excessiva permite o acúmulo de lama e sujeira, que podem entrar em contato com as mangueiras e causar desgaste prematuro. Com o tempo, esse atrito pode levar a vazamentos de fluido de freio, comprometendo a capacidade de frenagem do veículo.
A Toyota está investigando se modelos com tração 4×2, equipados com freios menores e rodas de 17 polegadas, e picapes 4×4 com freios menores e rodas de 18 polegadas, também podem ser afetados.
Modelos afetados:
O recall afeta um total de 106.061 unidades da Toyota Tacoma, produzidas entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025. A Toyota alerta que este número pode aumentar à medida que as investigações avançam. Para verificar o valor de outros modelos da montadora, consulte a Fipe Carros.
Solução:
A solução para o problema consiste na substituição das mangueiras dos freios traseiros por um novo conjunto. O serviço será realizado gratuitamente em concessionárias Toyota. A empresa entrará em contato com os proprietários dos veículos afetados para agendar o reparo.
Este é o segundo grande problema de confiabilidade detectado na nova Tacoma. No ano passado, a transmissão automática de oito marchas também apresentou falhas em alguns modelos. Relembre que a Toyota Hilux volta a liderar as vendas em fevereiro, ultrapassando a Ford Ranger.
Histórico de recalls da Toyota: A Toyota já realizou diversos recalls para garantir a segurança de seus veículos. Uma década atrás, a montadora precisou corrigir mais de 7 milhões de veículos devido a problemas com tapetes que poderiam causar o travamento do pedal do acelerador, ou com o próprio pedal. Recentemente, a Toyota atinge 6 milhões de veículos eletrificados vendidos na Europa.