A Toyota surpreendeu o mercado automotivo ao anunciar um novo SUV elétrico, o C-HR+. Com um nome similar ao C-HR já conhecido em mercados internacionais, o novo modelo é maior e especula-se que será vendido nos Estados Unidos no próximo ano. Inicialmente, o lançamento será na Europa, posicionando-se abaixo do bZ4X na linha de veículos elétricos da Toyota. A notícia chega em um momento onde outras montadoras também estão investindo pesado em elétricos, como a chinesa Li Auto i8.
Ao contrário do que o nome pode sugerir, o C-HR+ não compartilha a plataforma com o C-HR a combustão. Em vez disso, utiliza a mesma plataforma e-TNGA 2.0 do bZ4X. Visualmente, o C-HR+ se destaca por um design mais elegante e refinado, buscando um apelo maior que o do bZ4X. A Toyota tem investido em inovações para seus carros elétricos.

O Toyota C-HR+ possui uma distância entre eixos de 2.750 mm, cerca de 10 cm menor que a do bZ4X. A marca posiciona o C-HR+ como um veículo ideal para solteiros e casais, enquanto o bZ4X é direcionado para famílias. Para otimizar custos no desenvolvimento e produção de novos veículos elétricos, a Toyota está utilizando opções de powertrain semelhantes às do bZ4X.
Na Europa, as versões de entrada do C-HR+ virão equipadas com uma bateria de 57,7 kWh e um motor elétrico que traciona as rodas dianteiras, entregando 165 cv (123 kW). Segundo a Toyota, essa configuração garante uma autonomia de 455 km no ciclo WLTP e acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos.
Uma versão mais potente com tração dianteira e bateria de 77 kWh também foi anunciada, elevando a potência para 221 cv (165 kW) e a autonomia para 600 km, reduzindo o tempo de aceleração para 7,4 segundos.

A versão topo de linha do C-HR+ contará com dois motores elétricos, tração integral, 338 cv (252 kW) de potência combinada e uma bateria de 77 kWh. Com essa configuração, o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e oferece uma autonomia de 525 km. É interessante notar como diversas marcas estão explorando diferentes nichos de mercado, como a BYD, que prioriza SUVs de 7 lugares.
O C-HR+ é o elétrico que os americanos esperavam?
A Toyota ainda não confirmou se o C-HR+ será vendido nos EUA. Em comunicado à Carscoops, a empresa declarou: “Não temos anúncios de produtos para os EUA neste momento.” No entanto, a oferta do C-HR+ no mercado americano poderia auxiliar a marca a cumprir as regulamentações de vendas do Advanced Clean Car II em seis estados, que entrarão em vigor para o ano modelo 2026.

Vale lembrar que o mercado americano tem suas particularidades, e o que acontece com a Tesla na China, por exemplo, não necessariamente se repete por lá.