A Toyota anunciou uma grande reformulação na sua diretoria e estrutura executiva, com mudanças que passam a valer a partir de 1º de julho de 2025. As decisões foram definidas durante a assembleia geral de acionistas, seguida por uma reunião do conselho da montadora.
Akio Toyoda assumirá o cargo de Presidente do Conselho de Administração, enquanto Koji Sato segue como Presidente e CEO da empresa. Ao lado deles, Hiroki Nakajima e Yoichi Miyazaki foram confirmados como vice-presidentes executivos e diretores representantes.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
A estrutura de liderança também passa por uma reorganização. Kenta Kon foi nomeado novo CFO (Diretor Financeiro), acumulando ainda suas funções na Woven by Toyota. Já Nakajima segue como CTO (Diretor de Tecnologia). Entre os novos CxOs estão: Takanori Azuma como Diretor de Risco, Christopher Yang como vice-diretor de Risco e também vice-diretor de Compliance, e Shinji Miyamoto como Diretor de Qualidade.
Alguns cargos de chefia foram extintos, incluindo os de Diretor de Privacidade, Competitividade, Produção, Informação e Segurança, Recursos Humanos e Sustentabilidade. A empresa pretende simplificar a estrutura e melhorar a eficiência nas decisões estratégicas.
A saída de vários executivos também foi anunciada. Deixam seus cargos nomes como Shigeru Hayakawa, Simon Humphries, Ikuro Sugawara, Sir Philip Craven, Emi Osono, Takeshi Shirane, entre outros. Parte deles atuava no Conselho de Auditoria e Supervisão.
Novos membros passam a integrar o Conselho de Administração. Shigeaki Okamoto e Kumi Fujisawa entram como conselheiros externos independentes. O mesmo vale para o comitê de auditoria, que contará com George Olcott (presidente do comitê), Christopher P. Reynolds, Masahiko Oshima e Hiromi Osada.
A Toyota também informou alterações nas áreas de responsabilidade dos principais executivos. Yoichi Miyazaki deixa a função de CFO e Diretor de Competitividade. Kazuaki Shingo, por sua vez, se despede da diretoria de Produção.
Com todas essas mudanças, a montadora japonesa reforça sua aposta em um modelo de gestão mais ágil e adaptado aos desafios atuais da indústria automotiva, com foco em inovação, qualidade e sustentabilidade.
A Toyota busca sempre o apoio de grandes empresas para acelerar seus projetos, inclusive os de carros elétricos. No entanto, a BYD dispara no varejo e representa um desafio para a Toyota no mercado brasileiro, apesar de Toyota apostar em sauna movida a hidrogênio para promover a neutralidade de carbono.