Notícias

Toyota adia inauguração de fábrica de baterias no Japão

A data inicial prevista para o início era em 2028, mas a Toyota está revisando seus planos e adiando o início da construção de uma de suas principais fábricas de baterias no Japão

A Toyota está revendo seus planos de expansão no mercado de veículos elétricos (EVs), adiando o início da construção de uma de suas principais fábricas de baterias no Japão. A decisão reflete um ajuste na estratégia da montadora diante de um crescimento mais lento do que o previsto na demanda global por carros elétricos.

A fábrica, localizada na província de Fukuoka, tinha previsão inicial de ter sua localização definida em abril, conforme declarações do governador local, Seitaro Hattori. No entanto, o acordo foi postergado para o outono. A expectativa era que a unidade iniciasse suas operações em 2028, mas o atraso na construção pode impactar essa data.

Toyota adia inauguração de fábrica de baterias no Japão
Crédito da imagem: Toyota

Apesar do adiamento, a Toyota reafirma seu compromisso com a construção da fábrica. Segundo a Nikkei Asia, a empresa está reavaliando o tipo de bateria que será produzido na unidade. Originalmente, a fábrica seria destinada à produção de baterias para a próxima geração de veículos elétricos da Toyota, alguns dos quais teriam autonomia de até 1.000 quilômetros (620 milhas).

Essa mudança reflete uma revisão mais ampla das ambições da Toyota no mercado de EVs. Embora as vendas globais de carros elétricos continuem a crescer, o ritmo de expansão não está acompanhando as projeções iniciais de algumas montadoras, levando a Toyota a repensar suas metas.

Em 2022, a Toyota anunciou o objetivo de vender 1,5 milhão de EVs anualmente até 2026. Esse número foi revisado para 1 milhão em 2023 e, mais recentemente, reduzido para 800.000 unidades. A empresa não abandonou os EVs, mas está ajustando suas expectativas em um mercado que se mostra mais complexo e imprevisível do que o inicialmente previsto. Uma notícia relacionada é que a Toyota Hilux 2025 chega à Europa com versão híbrida-leve, demonstrando a diversificação da montadora.

Paralelamente, a Toyota estabeleceu uma nova subsidiária chinesa para a Lexus, com o objetivo de desenvolver e construir EVs e baterias em uma fábrica em Xangai, destinada exclusivamente ao mercado chinês. Outras montadoras também estão expandindo suas operações, como a Changan que anunciou estratégia de expansão na Europa com foco em produção local. Acompanhe a Fipe Carros para mais novidades.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.