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Tóquio adota infraestrutura de troca de baterias para acelerar a eletrificação da capital

Para viabilizar a eletrificação em larga escala, a cidade está expandindo sua infraestrutura de veículos elétricos, implementando um sistema de troca de baterias

O Japão, reconhecido por sua liderança em inovação automotiva e berço de fabricantes icônicos, avança na construção de uma infraestrutura que otimiza a eficiência energética de seus veículos. Tóquio, enfrenta o desafio de mobilizar milhões de pessoas e mercadorias diariamente, e vê na eletrificação uma solução essencial.

Para viabilizar a eletrificação em larga escala, a cidade está expandindo sua infraestrutura de veículos elétricos com um sistema de troca de baterias. A iniciativa, apoiada pela Tokyo Metropolitan Environmental Public Corporation, conta com a colaboração da Ample, Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e Mitsubishi Motors Corporation.

Tóquio adota infraestrutura de troca de baterias para acelerar a eletrificação da capital
Crédito da imagem: Ample

O objetivo é implantar uma rede de estações de troca em Tóquio, garantindo acesso contínuo para frotas de veículos elétricos em toda a cidade. Para entender o impacto da eletrificação, veja este artigo sobre a receita da Xiaomi com veículos elétricos.

Essa alternativa escalável e de emissão zero visa substituir os postos de gasolina tradicionais, aproximando Tóquio de sua meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030.

A troca de baterias surge como uma solução para minimizar o tempo de inatividade das frotas comerciais, permitindo que os motoristas substituam uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em apenas cinco minutos.

Além disso, o carregamento gradual das baterias nas estações, em vez de demandar altas cargas da rede elétrica, reduz a pressão sobre a infraestrutura energética de Tóquio, garantindo um fornecimento de energia estável. A expansão da rede da Ample aumentará a cobertura e a capacidade, com cada estação apta a atender mais de 100 veículos. Empresas como a Neta Auto também estão trabalhando em soluções para a eletrificação, apesar de enfrentarem desafios.

De Kyoto a Tóquio

A Ample ingressou no mercado japonês no início de 2024, lançando o sistema de troca de baterias em Kyoto em parceria com a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e a ENEOS Holdings. Essa implementação demonstrou como a troca modular de baterias otimiza a operação das frotas, elimina os longos tempos de carregamento e alivia a demanda da rede elétrica.

As estações de troca modulares da Ample são projetadas para implantação rápida, dispensando grandes obras e entrando em operação em apenas três dias. É um modelo que outras empresas, como a Xiaomi, que mira a venda de 350 mil veículos elétricos, poderiam replicar.

A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e a Mitsubishi Motors Corporation desempenham papéis cruciais nesta expansão. A Mitsubishi Fuso, pioneira em caminhões de emissão zero, avança na mobilidade elétrica com sua plataforma de caminhões elétricos. A Mitsubishi Motors, por sua vez, inova no setor de eletrificação, tendo lançado um dos primeiros veículos elétricos do mercado. Este avanço é crucial, especialmente considerando o descontentamento com Elon Musk impulsionando movimentos anti-Tesla.

Ao combinar a tecnologia de troca de baterias da Ample com sua expertise, Tóquio estabelece um novo padrão para a eletrificação em larga escala de grandes cidades, servindo de modelo para outras metrópoles.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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