A Audi apresentou um protótipo inovador no fim de semana da Copa do Mundo em Kitzbühel, na Áustria: o Q6 e-tron offroad concept. Este veículo elétrico conceitual de alta performance demonstra o potencial da plataforma PPE (Premium Platform Electric) da marca, com foco em capacidades off-road extremas.
Equipado com dois motores elétricos que entregam uma potência combinada de 380 kW, o Q6 e-tron offroad concept se destaca pela sua capacidade de superar inclinações de até 100%, graças aos seus eixos pórticos recém-desenhados. A altura do veículo foi elevada em 160 mm e a largura da via aumentou 250 mm, conferindo uma aparência imponente e maior estabilidade em terrenos irregulares.

O CEO da Audi, Gernot Döllner, após um primeiro teste, declarou que “o Q6 e-tron offroad concept é uma reinterpretação da tração quattro. O modelo mostra o potencial que nossa plataforma para veículos elétricos já possui hoje. Este veículo pode abrir novos caminhos. Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes a este carro altamente emocionante”.
Enquanto os eixos pórticos convencionais proporcionam um aumento de torque nas rodas de aproximadamente 20% a 30%, o novo design da Audi eleva esse número para 50%. Essa modificação limita a velocidade máxima do veículo a 175 km/h, adequada para um off-roader, mas permite que ele enfrente inclinações de até 45 graus.
Os eixos pórticos foram integrados aos cubos de roda nos eixos dianteiro e traseiro, exigindo ajustes nas ligações da suspensão. O torque combinado nas rodas chega a um pico de 13.400 Nm, um aumento de 4.400 Nm em relação à configuração padrão.
O Audi Q6 e-tron, modelo de produção que serve de base para o conceito, é o primeiro a utilizar a plataforma PPE. Ele estabelece um novo padrão para veículos elétricos da marca, combinando desempenho, autonomia e eficiência.