O mercado brasileiro de SUVs compactos vai ganhar mais um reforço nos próximos anos: o Omoda 3. Confirmado para 2027, o modelo terá produção local em esquema CKD, com todas as peças vindas da China para montagem aqui, o que ainda garante benefícios fiscais como o IPI reduzido para motores 1.0.
Apesar de estar em fase final de desenvolvimento, o Omoda 3 já teve seu visual definitivo revelado na China. Com cerca de 4,20 metros de comprimento, o SUV aposta em linhas ousadas e cortes marcantes na carroceria, lembrando até o Lamborghini Urus em sua proposta esportiva.

O interior ainda é um mistério, mas a marca adiantou que o SUV terá um estilo minimalista, com duas grandes telas — uma para o painel de instrumentos e outra, vertical, para o sistema multimídia. A tecnologia embarcada promete incluir assistente virtual com comandos de voz e inspiração em jogos eletrônicos.
A motorização ainda não foi oficialmente detalhada, mas a expectativa é que o modelo receba um novo motor 1.0 turbo, que pode chegar aos 130 cv de potência. Fontes ligadas a concessionárias indicam que essa unidade ainda está em desenvolvimento e poderá futuramente ganhar alguma forma de eletrificação.
Com o Omoda 3, a marca chinesa quer disputar espaço em um segmento que outras rivais como BYD e GWM ainda não exploram diretamente. O novo SUV também fará parte da onda de modelos do porte de Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Tera que vão invadir o mercado brasileiro nos próximos anos.
Atualmente quem lidera a categoria é o Fiat Pulse. De acordo com dados da Fenabrave, o modelo vendeu 9.951 unidades entre janeiro e março de 2025 — foram 3.588 carros em janeiro, 3.315 em fevereiro e 3.048 em março. Na segunda posição aparece o Renault Kardian, que somou 5.847 unidades no mesmo período, com 1.675 vendas em janeiro, 1.903 em fevereiro e 2.269 em março.