Notícias

Senado dos EUA avalia projeto de lei para banir veículos chineses

Com o objetivo de proibir ou restringir a venda de veículos ou peças que sejam considerados uma ameaça, uma nova proposta no Senado dos EUA pretende endurecer as regras sobre carros vindos da China

Uma nova proposta no Senado dos EUA quer endurecer as regras sobre carros conectados vindos da China. A senadora Elissa Slotkin, de Michigan, defende que esses veículos podem coletar dados sensíveis dos americanos e, por isso, representam um risco à segurança nacional. Entre as informações que poderiam ser captadas estão vídeos, mapas 3D e localização dos motoristas.

O projeto, chamado Connected Vehicle National Security Review Act, tem como objetivo proibir ou restringir a venda desses veículos ou peças caso sejam considerados uma ameaça. A proposta foca em empresas que estejam sob controle de países considerados preocupantes, como a China.

Senado dos EUA avalia projeto de lei para banir veículos chineses
Crédito da imagem: Russ McNamara/WDET

Slotkin também quer fechar brechas na legislação atual, como a possibilidade de empresas chinesas montarem fábricas no México para depois exportar os veículos para os EUA sem enfrentar restrições.

A senadora afirma que a medida vai além das ações já tomadas pelo governo Biden e até das tarifas criadas durante o governo Trump. Para ela, é urgente estabelecer critérios mais rígidos antes que esses veículos entrem de vez no mercado americano.

Apesar de enfatizar o aspecto da segurança nacional, Slotkin foi enfática ao declarar que fará o possível para impedir a entrada de veículos chineses no mercado americano. A ressalva, no entanto, parece não se aplicar a modelos como o Buick Envision e o Lincoln Nautilus, que possuem alguma ligação com a produção chinesa. Em outro cenário, a Stellantis avalia o futuro de Alfa Romeo e Maserati, com possível venda da Maserati.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.