A Tesla estaria transferindo silenciosamente funcionários da linha de produção da Cybertruck para outros modelos, como o Model Y, devido à diminuição nas vendas da picape elétrica. Cortes internos indicam que diversas equipes da Cybertruck no Texas foram reduzidas em mais da metade. Até março, foram entregues menos de 50 mil unidades, apesar das alegações de mais de 1 milhão de reservas.
A Cybertruck, projetada para chamar a atenção, tem atraído olhares negativos, refletindo-se em seus números de vendas. Fatores como o preço elevado, a autonomia menor do que a prometida e incidentes de vandalismo podem estar contribuindo para a queda na demanda.
Embora Elon Musk tenha se vangloriado de ter mais de um milhão de reservas para a Cybertruck, a Tesla vendeu cerca de 50 mil unidades até março. Isso significa que, além de ter um grande estoque parado, a empresa precisa reduzir a produção para controlar o inventário da Cybertruck. Veja como a Tesla Cybertruck exibe Model Y em cápsula de vidro nas ruas do Texas.
Segundo o Business Insider, a Tesla reduziu a equipe de produção da Cybertruck em mais da metade. A publicação, citando dois funcionários familiarizados com a situação, afirma que a Tesla tem diminuído suas metas de produção desde dezembro de 2024. Alguns funcionários foram realocados para a linha do Model Y, onde a demanda permanece mais forte. “Parece que estão filtrando as pessoas”, disse um funcionário. “O estacionamento está cada vez mais vazio.”
Para corroborar o cenário, a Tesla tem utilizado a Cybertruck para promover o novo Model Y, inclusive como um outdoor móvel. A empresa pode estar reconhecendo a necessidade de focar em modelos mais acessíveis.
Recentemente, a Tesla introduziu uma versão de entrada da Cybertruck com tração traseira, com preço de US$ 70 mil, bem acima dos US$ 39.990 prometidos inicialmente. Resta saber se essa mudança trará resultados positivos para a Tesla.