Um rigoroso teste de inverno realizado pela revista automotiva norueguesa Motor.no avaliou 24 veículos elétricos em condições climáticas extremas, com foco especial no desempenho de modelos chineses. O teste, que incluiu chuva congelante e estradas escorregadias, monitorou a autonomia dos veículos via GPS, comparando os resultados com os dados de alcance e consumo declarados no ciclo WLTP.
O Polestar 3 destacou-se como o veículo com menor desvio em relação à autonomia WLTP, percorrendo 537 km, apenas 4,1% abaixo do declarado pelo fabricante em condições de laboratório. A Polestar, marca controlada pelo grupo chinês Geely, tem sua produção concentrada na China.
O segundo lugar ficou com o SUV BYD Tang, outro modelo chinês, com uma variação de 9,6% em relação à autonomia homologada. Já o Voyah Dream MPV, da Dongfeng, apresentou o pior desempenho entre os chineses, com uma autonomia 30% menor do que a declarada no ciclo WLTP. A marca de luxo da Dongfeng tem enfrentado dificuldades na Europa, com descontos significativos para desovar o estoque do SUV Voyah Free na República Tcheca. A redução chegou a 700.000 coroas tchecas (aproximadamente 28.900 dólares).
No quesito carregamento rápido, o Lotus Emeya, também do grupo Geely, sobressaiu-se com um tempo de apenas 16 minutos para carregar de 10% a 80% da bateria, graças à sua arquitetura de 800V. O Lotus Emeya, assim como o SUV Eletre, é produzido na fábrica da Geely em Wuhan.
Outros modelos chineses, como o Xpeng G6 e o Nio EL6, apresentaram resultados satisfatórios. Já o Voyah Dream e a maioria dos carros da BYD ficaram nas últimas posições, superados apenas pelo Peugeot E3008.
Em termos de potência máxima de carregamento, o Lotus Emeya novamente liderou, atingindo 331 kW. O Xpeng G6 ficou em terceiro lugar com 281 kW, apenas 6 kW a menos que o Porsche Taycan. O relatório não especificou qual versão do Xpeng G6 foi testada (400V ou 800V), mas os resultados sugerem que foi a versão de 800V. Curiosamente, o Nio EL6, que teve o quinto melhor tempo de carregamento, ficou em 15º lugar em potência máxima, com 184 kW.
Em consumo médio, o Tesla Model 3 foi o destaque, com 14 kWh/100 km, embora 12% abaixo do declarado pelo WLTP. Muitos veículos chineses não informaram o consumo durante todo o teste, impossibilitando a comparação. Entre os chineses, o melhor resultado foi do Smart #3, com 18 kWh/100 km, apenas 2,3% abaixo do WLTP. O Lotus Emeya e o Voyah Dream tiveram os piores resultados, com 22,4 kWh/100 km e 27,2 kWh/100 km, respectivamente.
A autonomia total também foi influenciada pelo tamanho da bateria. No ranking geral, o Polestar 3 liderou com 537 km percorridos, seguido pelo BYD Tang em quinto lugar com 479 km. O Voyah Dream e o Smart #3 ficaram nas últimas posições, com 340 km e 341 km de alcance, respectivamente.