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Testes de inverno revelam desempenho de elétricos chineses e europeus

A revista automotiva norueguesa Motor.no avaliou 24 veículos elétricos em condições climáticas extremas, com foco especial no desempenho dos modelos chineses

Um rigoroso teste de inverno realizado pela revista automotiva norueguesa Motor.no avaliou 24 veículos elétricos em condições climáticas extremas, com foco especial no desempenho de modelos chineses. O teste, que incluiu chuva congelante e estradas escorregadias, monitorou a autonomia dos veículos via GPS, comparando os resultados com os dados de alcance e consumo declarados no ciclo WLTP.

O Polestar 3 destacou-se como o veículo com menor desvio em relação à autonomia WLTP, percorrendo 537 km, apenas 4,1% abaixo do declarado pelo fabricante em condições de laboratório. A Polestar, marca controlada pelo grupo chinês Geely, tem sua produção concentrada na China.

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Foto: Divulgação

O segundo lugar ficou com o SUV BYD Tang, outro modelo chinês, com uma variação de 9,6% em relação à autonomia homologada. Já o Voyah Dream MPV, da Dongfeng, apresentou o pior desempenho entre os chineses, com uma autonomia 30% menor do que a declarada no ciclo WLTP. A marca de luxo da Dongfeng tem enfrentado dificuldades na Europa, com descontos significativos para desovar o estoque do SUV Voyah Free na República Tcheca. A redução chegou a 700.000 coroas tchecas (aproximadamente 28.900 dólares).

No quesito carregamento rápido, o Lotus Emeya, também do grupo Geely, sobressaiu-se com um tempo de apenas 16 minutos para carregar de 10% a 80% da bateria, graças à sua arquitetura de 800V. O Lotus Emeya, assim como o SUV Eletre, é produzido na fábrica da Geely em Wuhan.

Outros modelos chineses, como o Xpeng G6 e o Nio EL6, apresentaram resultados satisfatórios. Já o Voyah Dream e a maioria dos carros da BYD ficaram nas últimas posições, superados apenas pelo Peugeot E3008.

Em termos de potência máxima de carregamento, o Lotus Emeya novamente liderou, atingindo 331 kW. O Xpeng G6 ficou em terceiro lugar com 281 kW, apenas 6 kW a menos que o Porsche Taycan. O relatório não especificou qual versão do Xpeng G6 foi testada (400V ou 800V), mas os resultados sugerem que foi a versão de 800V. Curiosamente, o Nio EL6, que teve o quinto melhor tempo de carregamento, ficou em 15º lugar em potência máxima, com 184 kW.

Em consumo médio, o Tesla Model 3 foi o destaque, com 14 kWh/100 km, embora 12% abaixo do declarado pelo WLTP. Muitos veículos chineses não informaram o consumo durante todo o teste, impossibilitando a comparação. Entre os chineses, o melhor resultado foi do Smart #3, com 18 kWh/100 km, apenas 2,3% abaixo do WLTP. O Lotus Emeya e o Voyah Dream tiveram os piores resultados, com 22,4 kWh/100 km e 27,2 kWh/100 km, respectivamente.

Testes de inverno revelam desempenho de elétricos chineses e europeus
Foto: CarnewsChina

A autonomia total também foi influenciada pelo tamanho da bateria. No ranking geral, o Polestar 3 liderou com 537 km percorridos, seguido pelo BYD Tang em quinto lugar com 479 km. O Voyah Dream e o Smart #3 ficaram nas últimas posições, com 340 km e 341 km de alcance, respectivamente.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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