Um teste rigoroso realizado na Noruega, pela Associação Automobilística Norueguesa (NAF) em conjunto com o portal Motor, expôs a variação na autonomia de veículos elétricos (EVs) em condições de inverno.
O estudo avaliou 24 modelos, submetendo-os a condições reais de uso até que suas baterias atingissem entre 10% e 15% de carga. O objetivo era verificar o desempenho em relação às promessas de alcance baseadas na certificação WLTP, utilizada na Europa.
Dos 20 veículos testados que prometiam pelo menos 483 km (300 milhas) de alcance, apenas quatro cumpriram essa marca: o Polestar 3, o Tesla Model 3, o Porsche Taycan e o Kia EV3. O Polestar 3 se destacou, atingindo 530 km (330 milhas), apenas 29 km abaixo da estimativa WLTP. Já o Tesla Model 3 alcançou a mesma marca, mas ficou bem aquém da promessa de 702 km (436 milhas).
Enquanto o Polestar 3 e o Kia EV3 mostraram boa eficiência, outros modelos tiveram um desempenho abaixo do esperado. O Peugeot E-3008, por exemplo, registrou apenas 347 km (216 milhas), enquanto a promessa era de 510 km (317 milhas). O Voyah Dream, com uma grande bateria de 108,5 kWh, alcançou apenas 344 km (214 milhas), um resultado considerado alarmante para um veículo com alta capacidade.
O Porsche Taycan também superou os 483 km (300 milhas), com 499 km (310 milhas), mas ainda assim ficou 93 km abaixo de sua estimativa oficial. Esse resultado demonstra que mesmo montadoras premium enfrentam desafios para cumprir as expectativas de autonomia em climas frios.
O teste foi realizado com temperaturas entre -3°C e 7°C, utilizando pneus de inverno, que aumentam a resistência ao rolamento. Tais condições dificultaram a obtenção dos números WLTP. A certificação WLTP, comumente usada na Europa, tende a ser mais otimista do que os testes da EPA nos Estados Unidos, o que agrava as discrepâncias em condições adversas.
O estudo enfatiza a importância de considerar as condições climáticas na escolha de um EV, além de destacar a necessidade de melhorias na eficiência e na precisão das estimativas de alcance por parte das fabricantes. O desempenho do Polestar 3 e do Kia EV3 mostra que é possível alcançar resultados confiáveis, enquanto o caso do Voyah Dream ilustra que a capacidade da bateria não garante a eficiência.
Modelos testados e seus resultados:
- Modelos que atingiram ou se aproximaram das 300 milhas (483 km) prometidas:
- Polestar 3: 530 km (330 milhas)
- Tesla Model 3: 530 km (330 milhas)
- Porsche Taycan: 499 km (310 milhas)
- Kia EV3: (Dados não especificados no texto mas incluído dentro da lista de modelos que atingiram o prometido)
- Modelos com desempenho abaixo do prometido:
- Peugeot E-3008: 347 km (216 milhas)
- Voyah Dream: 344 km (214 milhas)