Notícias

Tesla suspende temporariamente teste do FSD na China

Não atendendo aos requisitos para direção completa, a Tesla China anunciou, em 23 de março, a suspensão temporária dos testes de seu sistemaFSD no país

A Tesla China anunciou, em 23 de março, a suspensão temporária do teste de seu sistema Full Self-Driving (FSD) no país. A medida, divulgada inicialmente em redes sociais locais, não teve o período de interrupção definido, e as razões oficiais para a pausa não foram divulgadas.

O FSD, sistema de direção inteligente da Tesla, requer supervisão humana e é classificado pela empresa como um sistema de Nível 2 (L2) de automação parcial, em conformidade com os padrões da Society of Automotive Engineers e as normas chinesas. Essa classificação indica que o sistema não atende aos requisitos para direção autônoma completa.

Tesla suspende temporariamente teste do FSD na China
Crédito da imagem: Tesla

A suspensão ocorre pouco tempo depois do lançamento de um período de experiência de um mês com o FSD, anunciado em 17 de março e previsto para durar até 16 de abril. Na ocasião, a Tesla informou que veículos elegíveis receberiam atualizações de software e mapas, ressaltando que os motoristas seriam responsáveis por quaisquer infrações de trânsito ou acidentes.

Em setembro do ano anterior, a Tesla já havia manifestado a intenção de lançar o FSD na China e na Europa no primeiro trimestre de 2025, dependendo da aprovação das autoridades regulatórias. Para entender mais sobre a presença da Tesla na China, você pode ler sobre a exportação de Megapacks produzidos na Megafactory de Xangai.

Especula-se que a suspensão possa estar relacionada às novas regulamentações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). Essa teoria ganhou força após a Xpeng comunicar o adiamento das atualizações OTA de março para seu modelo Mona M03, citando as novas normas do MIIT, que exigem o anúncio prévio de alterações significativas no software e o arquivamento do mesmo somente após a emissão do anúncio.

O mercado chinês de direção inteligente tem demonstrado um crescimento acelerado. Recentemente, a BYD declarou que “a era da direção inteligente universal está chegando” com o seu sistema “Olho de Deus”.

Outras empresas como Huawei, Xpeng e Li Auto também estabeleceram metas ambiciosas para alcançar o Nível 3 (L3) de automação condicional ainda este ano. Para saber mais sobre outras montadoras e tecnologias presentes no mercado chinês, você pode conferir informações sobre o Salão do Automóvel de Xangai 2025.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.