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Tesla remove ‘FSD’ do nome de seu software de direção autônoma na China

Em meio a um período de incertezas regulatórias e à suspensão temporária do teste gratuito do sistema, a Tesla ajustou a nomenclatura de seu pacote de software de direção inteligente

A Tesla ajustou a nomenclatura de seu pacote de software de direção inteligente na China, eliminando a sigla ‘FSD’ da versão mais completa e cara. A mudança ocorre em meio a um período de incertezas regulatórias e a suspensão temporária do teste gratuito do sistema.

A alteração, implementada recentemente, renomeou o pacote de software que custa 64.000 yuan (aproximadamente US$ 8.820) de ‘FSD Intelligent Assistant Driving’ (FSD 智能辅助驾驶) para simplesmente ‘Intelligent Assistant Driving’ (智能辅助驾驶). A versão básica gratuita, antes denominada ‘Autopilot Automatic Assistant Driving Kit’ (Autopilot 自动辅助驾驶套件), agora se chama ‘Assistant Driving Kit’ (辅助驾驶套件).

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(Uma captura de tela do site da Tesla China mostra o nome mais recente dado pela Tesla ao seu software de direção inteligente.)

O pacote intermediário, ‘Enhanced Assistant Driving’ (增强辅助驾驶), com o preço de 32.000 yuan, manteve seu nome inalterado.

Apesar das mudanças nos nomes, as funcionalidades dos três pacotes permanecem as mesmas, correspondendo, respectivamente, aos níveis FSD (Full Self-Driving), EAP (Enhanced Autopilot) e BAP (Basic Autopilot).

Inicialmente, a Tesla havia traduzido FSD na China como ‘Full Self-driving Capability’ (完全自主驾驶能力), que, literalmente, significa ter capacidade de direção autônoma completa, o que não reflete a realidade do sistema.

Em 25 de fevereiro, a Tesla começou a lançar na China funcionalidades avançadas de direção inteligente semelhantes ao FSD nos EUA, evitando mencionar a sigla FSD na apresentação. Isso foi interpretado como a chegada oficial do FSD ao mercado chinês. A recente notícia sobre a Xiaomi SU7 garantindo cinco estrelas em testes de segurança na China mostra como a tecnologia automotiva está avançando no país.

Posteriormente, o nome do recurso foi alterado de ‘Full Self-driving Capability’ para ‘FSD Intelligent Assistant Driving’.

Em 17 de março, a Tesla anunciou que permitiria que veículos elegíveis experimentassem os recursos do FSD gratuitamente até 16 de abril. No entanto, a montadora americana suspendeu o teste gratuito, alegando, através do Weibo, que ainda precisava concluir a aprovação do software de assistência inteligente à direção.

‘Todas as partes estão ativamente impulsionando o processo relevante e, assim que estiver pronto, será implementado o mais rápido possível’, declarou o suporte ao cliente da Tesla no Weibo.

Nos últimos anos, a Tesla permitiu que clientes chineses comprassem o pacote de software FSD por 64.000 yuan. No entanto, como o FSD não estava essencialmente disponível na China, nem mesmo os vendedores da Tesla recomendavam que os clientes comprassem o software. Essa situação contrasta com o aumento recorde de proprietários de Tesla trocando seus veículos em outros mercados.

Em contraste, a maioria das montadoras locais, incluindo Xpeng e BYD, fornece seus recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System) gratuitamente aos proprietários de carros. Afinal, BYD almeja vender 5,5 milhões de veículos em 2025.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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