A Tesla ajustou a nomenclatura de seu pacote de software de direção inteligente na China, eliminando a sigla ‘FSD’ da versão mais completa e cara. A mudança ocorre em meio a um período de incertezas regulatórias e a suspensão temporária do teste gratuito do sistema.
A alteração, implementada recentemente, renomeou o pacote de software que custa 64.000 yuan (aproximadamente US$ 8.820) de ‘FSD Intelligent Assistant Driving’ (FSD 智能辅助驾驶) para simplesmente ‘Intelligent Assistant Driving’ (智能辅助驾驶). A versão básica gratuita, antes denominada ‘Autopilot Automatic Assistant Driving Kit’ (Autopilot 自动辅助驾驶套件), agora se chama ‘Assistant Driving Kit’ (辅助驾驶套件).

O pacote intermediário, ‘Enhanced Assistant Driving’ (增强辅助驾驶), com o preço de 32.000 yuan, manteve seu nome inalterado.
Apesar das mudanças nos nomes, as funcionalidades dos três pacotes permanecem as mesmas, correspondendo, respectivamente, aos níveis FSD (Full Self-Driving), EAP (Enhanced Autopilot) e BAP (Basic Autopilot).
Inicialmente, a Tesla havia traduzido FSD na China como ‘Full Self-driving Capability’ (完全自主驾驶能力), que, literalmente, significa ter capacidade de direção autônoma completa, o que não reflete a realidade do sistema.
Em 25 de fevereiro, a Tesla começou a lançar na China funcionalidades avançadas de direção inteligente semelhantes ao FSD nos EUA, evitando mencionar a sigla FSD na apresentação. Isso foi interpretado como a chegada oficial do FSD ao mercado chinês. A recente notícia sobre a Xiaomi SU7 garantindo cinco estrelas em testes de segurança na China mostra como a tecnologia automotiva está avançando no país.
Posteriormente, o nome do recurso foi alterado de ‘Full Self-driving Capability’ para ‘FSD Intelligent Assistant Driving’.
Em 17 de março, a Tesla anunciou que permitiria que veículos elegíveis experimentassem os recursos do FSD gratuitamente até 16 de abril. No entanto, a montadora americana suspendeu o teste gratuito, alegando, através do Weibo, que ainda precisava concluir a aprovação do software de assistência inteligente à direção.
‘Todas as partes estão ativamente impulsionando o processo relevante e, assim que estiver pronto, será implementado o mais rápido possível’, declarou o suporte ao cliente da Tesla no Weibo.
Nos últimos anos, a Tesla permitiu que clientes chineses comprassem o pacote de software FSD por 64.000 yuan. No entanto, como o FSD não estava essencialmente disponível na China, nem mesmo os vendedores da Tesla recomendavam que os clientes comprassem o software. Essa situação contrasta com o aumento recorde de proprietários de Tesla trocando seus veículos em outros mercados.
Em contraste, a maioria das montadoras locais, incluindo Xpeng e BYD, fornece seus recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System) gratuitamente aos proprietários de carros. Afinal, BYD almeja vender 5,5 milhões de veículos em 2025.