A Tesla está se preparando para lançar uma atualização de software para seus clientes chineses que liberará recursos avançados de assistência ao motorista, semelhantes ao Full Self-Driving (FSD) Beta dos EUA, segundo fontes da Bloomberg em 24 de fevereiro de 2025.
Nos próximos dias, a Tesla vai liberar uma atualização que permitirá aos motoristas utilizarem recursos de assistência ao volante em ruas da cidade, segundo uma fonte que pediu anonimato. A empresa pretende avisar os clientes de que o sistema será capaz de guiar o carro por rampas de saída e cruzamentos, além de reconhecer sinais de trânsito, fazer curvas e ajustar a velocidade e a faixa de rodagem. A informação foi divulgada pela Bloomberg.
Essas funções estarão disponíveis para quem adquiriu o pacote Full Self-Driving (FSD) por 64.000 yuans (cerca de US$ 8.830). No entanto, apesar do nome sugerir direção autônoma, o sistema ainda exige a supervisão constante do motorista e pode precisar de intervenções frequentes.
De acordo com a Bloomberg, a Tesla incluiu um aviso na atualização informando que o desempenho e a disponibilidade dos recursos podem variar conforme o modelo e a configuração do veículo. Inicialmente, a nova função de direção em ruas urbanas será liberada para alguns modelos e expandida gradualmente para outros.
O CEO da Tesla, Elon Musk, mencionou em julho passado, durante uma conferência de resultados, que a empresa esperava obter aprovação para lançar o FSD em outros mercados, como Europa e China, até o final de 2024. Já em 5 de setembro de 2024, a conta oficial da equipe de inteligência artificial da Tesla (@Tesla_AI) na plataforma X afirmou que a empresa pretende disponibilizar o FSD na China e na Europa no primeiro trimestre de 2025, caso receba autorização das autoridades locais.
Na China, todos os modelos da Tesla já vêm equipados com o software básico de piloto automático (Basic Autopilot – BAP) sem custo adicional. Embora o FSD ainda não tenha sido lançado no país, os motoristas podem comprá-lo por uma taxa única de 64.000 yuans. Além disso, a Tesla oferece o pacote Enhanced Autopilot (EAP), que tem menos recursos que o FSD, mas custa metade do preço.
No final de janeiro, Musk comentou sobre um dos principais desafios para a implementação do FSD na China: as faixas exclusivas de ônibus. Segundo ele, existem horários específicos nos quais os carros podem ou não utilizá-las, e qualquer infração gera uma multa automática instantânea. “É um grande problema lidar com as faixas de ônibus na China”, afirmou.
Outro obstáculo mencionado por Musk é a questão do treinamento dos algoritmos. O governo chinês não permite que a Tesla transfira dados de treinamento para fora do país, enquanto as autoridades dos EUA proíbem a empresa de treinar sua IA na China. Isso cria um impasse para o desenvolvimento do sistema no mercado chinês.
Além disso, a BYD Atto 3 chega às concessionárias na China com um novo sistema de condução autônoma, evidenciando a crescente concorrência no setor de veículos elétricos. Outro desenvolvimento notável é a chegada da Honda Accord 2026 à China, com um visual mais agressivo e opções híbridas, mostrando a diversidade de opções para os consumidores chineses.