Em novembro, a Tesla vendeu 73.490 veículos na China, seu melhor mês em 2024. Entretanto, as exportações da Gigafactory Shanghai caíram significativamente para 5.366 unidades, uma redução de 81% em comparação com os 27.795 veículos exportados em outubro e 68% em relação a novembro de 2023 (16.928 unidades).
Este foi o menor número de exportações da Tesla China desde junho de 2022. No total, a Gigafactory Shanghai vendeu 78.856 veículos em novembro (somando vendas domésticas e exportações).
A Tesla havia declarado anteriormente que concentra a produção para exportação na primeira metade de cada trimestre, mudando para o mercado doméstico chinês na segunda metade. No entanto, os dados de novembro mostram um desvio desse padrão, com foco maior na produção para o mercado interno.
Em 2024 (janeiro a novembro), a Tesla vendeu 574.175 veículos elétricos na China. A Gigafactory Shanghai produziu 822.894 unidades, sendo 248.719 destinadas à exportação. A proporção entre vendas domésticas e exportações em 2024 foi de 69,2% para o mercado interno e 30,2% para exportação. Em 2023, essa proporção era de 36,3% para exportação, e em 2022, 38,1%.
Em novembro, o Model Y contribuiu com 60% das vendas da Tesla na China (46.595 unidades), enquanto o Model 3 representou 40% (32.261 unidades). Esses números incluem exportações. Vale destacar que, enquanto o Model Y domina as vendas domésticas, a maior parte dos Model 3 é destinada à exportação, com vendas internas muito baixas. Como exemplo, em outubro, o Model 3 representou apenas 10% das vendas na China (4.281 unidades), enquanto o Model Y respondeu por 90% (36.204 unidades).
A divisão das vendas domésticas por modelo em novembro ainda não está disponível. A participação de mercado da Tesla no segmento de veículos elétricos na China em novembro foi de 9,7%, queda de 12% em relação ao ano anterior.