A Tesla lançou na China o aguardado Model Y Juniper, com um design frontal inspirado no Cybertruck, antecipando seu lançamento nos Estados Unidos. O novo SUV, que começará a ser entregue em março de 2025, chega ao mercado chinês em duas versões, com preços entre 263.500 e 303.500 yuan (aproximadamente US$35.950 a US$41.400). Os preços do Model Y Juniper aparentemente são superiores aos de seu antecessor.
O Tesla Model Y foi o carro mais vendido na China em 2023, e também em nível global. No entanto, nos primeiros 11 meses de 2024, perdeu o primeiro lugar para o sedã BYD Qin Plus. Segundo dados do China EV DataTracker, a Tesla vendeu 418.428 unidades na China entre janeiro e novembro. A empresa acelerou o lançamento da nova versão de seu modelo mais vendido no país.
O novo Tesla Model Y adota um design frontal com uma fina faixa de LED, que remete ao Cybertruck. Os faróis estão posicionados no para-choque dianteiro. Essas alterações reduziram o coeficiente de arrasto para 0,22 Cd, ante 0,23 Cd do modelo anterior, o que resulta em maior autonomia e menor ruído.
O novo Model Y manteve o design característico em forma de gota. Na traseira, destaca-se um conjunto único de lanternas e um spoiler tipo “rabo de pato”, além de um para-choque traseiro mais esportivo. Outras novidades incluem um novo design de rodas (19 e 20 polegadas), maçanetas embutidas e uma nova opção de cor azul.
As dimensões exatas do Tesla Model Y Juniper são 4797 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1624 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2890 mm, sendo 47 mm mais longo e 1 mm mais estreito.
O interior do Model Y Juniper segue a mesma linha do novo Tesla Model 3, com um estilo minimalista e uma tela sensível ao toque de 15 polegadas, equipada com processador AMD Ryzen. O SUV não possui painel de instrumentos, uma característica comum nos veículos da Tesla. A tela central exibe todas as informações relevantes, como velocidade, marcha e sistemas ADAS. Não há botões no console central, que agora conta com carregador sem fio e compartimentos ocultos.
Os novos bancos do Model Y foram aprimorados, com assento traseiro 15 mm mais longo e encostos de cabeça 17 mm mais largos. Os bancos da segunda fileira possuem ajuste elétrico com um botão. O veículo também inclui um teto solar com revestimento prateado e um sistema de som com 16 alto-falantes. O Model Y vem equipado com o mais recente sistema de condução assistida AI4 da Tesla e espera-se que o sistema FSD da marca seja implementado na China ainda este ano.
O Tesla Model Y Juniper oferece versões com tração traseira (RWD) e integral (4WD), ambas com arquitetura de 400V. A versão de entrada possui um motor elétrico traseiro de 220 kW (295 hp), com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A bateria LFP de 62,5 kWh, fabricada pela CATL, garante uma autonomia de até 593 km em ciclo CLTC. O consumo de energia é de 11,9 kWh/100 km, resultando em um aumento de 39 km na autonomia.
A versão 4WD conta com um motor elétrico traseiro de 194 kW (260 hp) e um motor dianteiro de 137 kW (184 hp), com potência combinada de 331 kW (444 hp). Essa configuração, alimentada por uma bateria NMC de 78,4 kWh da LG, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e oferece uma autonomia de 719 km CLTC, com consumo de 13,4 kWh/100 km, representando um aumento de 31 km em relação ao modelo anterior.
Confira os preços do Tesla Model Y Juniper
O Tesla Model Y Juniper é oferecido em duas versões de lançamento:
- Model Y RWD Launch Edition: 263.500 yuan (aproximadamente US$ 39.950)
- Model Y 4WD Long-Range Launch Edition: 303.500 yuan (aproximadamente US$ 41.400)
O preço da versão de entrada aumentou 13.600 yuan (cerca de US$ 1.855), ou 5,44%. A versão 4WD Long-Range ficou 12.600 yuan (aproximadamente US$ 1.720), ou 4,33%, mais cara. O prazo para pedidos do Tesla Model Y Juniper é 28 de fevereiro, com as entregas começando em março.
O Tesla Model Y reestilizado, ‘Juniper’, surge sem camuflagem em testes de inverno na China já havia sido flagrado em testes anteriormente. A BYD expande frota de transporte com novo navio para 7.000 veículos, mostrando a crescente concorrência no mercado de elétricos.