Notícias

Tesla Model Y confunde trens com sequência de carros em sistema de direção autônoma

Um vídeo que está circulando na internet mostra como o sistema de direção autônoma do Tesla Model Y interpreta trens: como uma sequência de carros alongados e achatados

Um vídeo recente tem circulado nas redes sociais, mostrando uma peculiaridade do sistema de direção autônoma da Tesla. O sistema do Model Y, ao se deparar com um trem, o interpreta como uma série de veículos alongados e achatados, liderados por um tipo de “caminhão”.

O vídeo, inicialmente compartilhado na rede social Fediverse pelo usuário Halva e depois divulgado em plataformas como Reddit e Bluesky, exibe o Tesla tentando decifrar um cruzamento ferroviário. No visor interno do veículo, o trem aparece como uma sequência de carros, cada um mais distorcido que o anterior.

Tesla Model Y confunde trens com sequência de carros em sistema de direção autônoma
/Facebook/Woodland Police Department)

Este não é um problema novo. Vídeos de anos anteriores já mostravam modelos da Tesla confundindo trens com caminhonetes. No entanto, as interpretações anteriores eram menos exageradas do que o caso recente. A situação levanta questionamentos sobre a estratégia da Tesla para identificação de objetos, que se baseia exclusivamente em visão computacional por câmeras, em detrimento de tecnologias como o LiDAR, utilizado por concorrentes como Waymo e Cruise.

Confira o vídeo do Tesla Model Y:

A aposta da Tesla em câmeras, justificada pela busca por menores custos, deveria permitir que o sistema fosse capaz de identificar objetos largos e planos como trens, e não carros comuns. A confusão pode ser vista como um erro técnico, mas também pode refletir a conhecida antipatia de Elon Musk por transportes ferroviários, conforme o próprio já minimizou a importância do modal em várias ocasiões. Seria essa interpretação um reflexo de uma visão deliberada, ou apenas uma falha do sistema?

Embora essa confusão não represente um risco imediato para a segurança, já que os sensores do carro identificam obstáculos e instruem a parada do veículo, ela destaca as limitações da abordagem da Tesla para direção autônoma.

Tesla Model Y confunde trens com sequência de carros em sistema de direção autônoma
Foto: Reprodução/Internet

A interpretação errônea de trilhos como intersecções estranhas e trens como carros alongados sugere que o sistema tem dificuldades em reconhecer cenários complexos, enquanto concorrentes que utilizam LiDAR mapeiam objetos com mais precisão, evitando erros semelhantes.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.