A Tesla aprimorou o Model Y 2026, indo além de uma simples atualização estética. As mudanças implementadas no SUV elétrico, líder de vendas global, abrangem tanto o interior quanto importantes atualizações de hardware e software. À medida que o modelo se aproxima de sua chegada ao mercado, a marca detalhou uma das maiores inovações: um novo sistema de frenagem.
Como em outros veículos elétricos, o freio regenerativo do Model Y é ativado quando o motorista retira o pé do acelerador. Anteriormente, a Tesla oferecia duas configurações para essa função: Normal e Low. A opção Low foi descontinuada devido ao impacto negativo na autonomia e ao desgaste acelerado dos pneus.

No Model Y 2026, a Tesla reintroduz maior flexibilidade. Os motoristas agora podem escolher entre os modos de frenagem regenerativa Reduced e Standard, que ajustam a velocidade de desaceleração do veículo ao soltar o acelerador.
O modo Reduced visa oferecer maior conforto para quem não está acostumado com a condução com um pedal ou prefere uma frenagem regenerativa mais suave. A Tesla garante que, mesmo nesse modo, a quantidade de energia recuperada ao acionar o pedal do freio é a mesma que no modo Standard.
Diferente de outros modelos da Tesla, que acionam os freios mecânicos imediatamente ao pressionar o pedal, o novo Model Y adota uma abordagem mais refinada. Ao pisar no freio, o carro decide se continua utilizando a frenagem regenerativa ou se aciona os freios físicos, dependendo da força aplicada no pedal.

O objetivo é maximizar a eficiência e aprimorar a estabilidade geral do veículo. Para entender mais sobre outras inovações e modelos, veja a atração que o Tesla Model Y renovado tem na China.
O sistema de frenagem do novo Model Y utiliza tanto o motor elétrico quanto o freio mecânico, proporcionando máxima eficiência, consistência no comportamento do pedal e estabilidade aprimorada. Falando em elétricos, a Volvo Trucks lidera o segmento de caminhões elétricos pesados na Europa e América do Norte.
Autopilot e o pedal de freio estacionário do Tesla Model Y 2026
Outro benefício é a interação do sistema de frenagem com o Autopilot da Tesla. Quando o Autopilot está ativado e o carro precisa reduzir a velocidade, o pedal do freio permanece agora estacionário. Embora muitos outros carros no mercado já funcionem dessa forma, esta é a primeira vez que um Tesla adota essa funcionalidade.
Uma das atualizações notáveis é a introdução de um novo sistema de frenagem que combina frenagem regenerativa e hidráulica. O sistema incorpora dois circuitos hidráulicos independentes: um controlado eletronicamente pelo sistema de direção do veículo e outro para entrada direta do motorista.

A Tesla afirma que a transição entre a frenagem regenerativa e a hidráulica é agora perfeita. Além disso, um Cybertruck de YouTuber gera polêmica no Reino Unido, mostrando que as novidades da Tesla sempre atraem atenção.
O Model Y continuará a regenerar energia ao pressionar o pedal do freio. A Tesla afirma que a atualização significa que o pedal do freio não se move mais sozinho quando o Autopilot está ligado. Os motoristas podem escolher as configurações Reduced e Standard, mas a energia recuperada permanece a mesma.