Notícias

Tesla lidera recalls nos EUA em 2024 e convoca mais veículos por falha na câmera de ré

Com problema na câmera de ré em diversos modelos, a Tesla, a marca que mais realizou recalls nos EUA em 2024, já inicia 2025 convocando mais uma leva de proprietários

A Tesla se destacou como a montadora com o maior número de recalls nos Estados Unidos em 2024. Iniciando 2025, a empresa já convocou mais uma leva de proprietários devido a um problema na câmera de ré de diversos modelos.

Embora o defeito atinja um volume considerável de veículos, a solução, na maioria das vezes, é realizada por meio de atualizações remotas de software, conhecidas como over-the-air (OTA). Este método tem sido a principal ferramenta da marca para corrigir irregularidades sem que os clientes precisem se deslocar até as concessionárias.

Cybertruck apreendida no Reino Unido por não cumprir normas de segurança
Foto: Divulgação/Tesla

Contudo, nem sempre a visita à oficina pode ser evitada. Este último recall envolve 239.382 veículos, incluindo o Tesla Model 3 e Model S, ano-modelo 2024/2025, e os Model X e Model Y, produzidos entre 2023 e 2025. Todos foram fabricados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, variando conforme o modelo.

O problema da câmera de ré de alguns modelos da Tesla

De acordo com o comunicado da Tesla, ao ligar o veículo, uma corrente reversa pode causar um curto-circuito na placa do computador do carro, levando à falha da câmera traseira. Essa pane reduz a visibilidade e, consequentemente, eleva o risco de acidentes.

A atualização OTA, que modifica a sequência de inicialização, começou a ser implementada nos veículos afetados em dezembro passado. No entanto, alguns veículos que sofreram “condições de falha ou estresse por curto-circuito” poderão necessitar de um novo computador, instalado gratuitamente em uma concessionária.

Recalls em 2024

No ano anterior, a Tesla contabilizou 16 recalls nos Estados Unidos, impactando 5.137.968 veículos. Destes, 5.098.363 puderam ser reparados remotamente através de atualizações de software. Recentemente, proprietários da Cybertruck reportaram travamentos após atualizações remotas, demonstrando que nem sempre esse método é infalível.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.