A Tesla se destacou como a montadora com o maior número de recalls nos Estados Unidos em 2024. Iniciando 2025, a empresa já convocou mais uma leva de proprietários devido a um problema na câmera de ré de diversos modelos.
Embora o defeito atinja um volume considerável de veículos, a solução, na maioria das vezes, é realizada por meio de atualizações remotas de software, conhecidas como over-the-air (OTA). Este método tem sido a principal ferramenta da marca para corrigir irregularidades sem que os clientes precisem se deslocar até as concessionárias.
Contudo, nem sempre a visita à oficina pode ser evitada. Este último recall envolve 239.382 veículos, incluindo o Tesla Model 3 e Model S, ano-modelo 2024/2025, e os Model X e Model Y, produzidos entre 2023 e 2025. Todos foram fabricados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, variando conforme o modelo.
O problema da câmera de ré de alguns modelos da Tesla
De acordo com o comunicado da Tesla, ao ligar o veículo, uma corrente reversa pode causar um curto-circuito na placa do computador do carro, levando à falha da câmera traseira. Essa pane reduz a visibilidade e, consequentemente, eleva o risco de acidentes.
A atualização OTA, que modifica a sequência de inicialização, começou a ser implementada nos veículos afetados em dezembro passado. No entanto, alguns veículos que sofreram “condições de falha ou estresse por curto-circuito” poderão necessitar de um novo computador, instalado gratuitamente em uma concessionária.
Recalls em 2024
No ano anterior, a Tesla contabilizou 16 recalls nos Estados Unidos, impactando 5.137.968 veículos. Destes, 5.098.363 puderam ser reparados remotamente através de atualizações de software. Recentemente, proprietários da Cybertruck reportaram travamentos após atualizações remotas, demonstrando que nem sempre esse método é infalível.