A Tesla deu início à produção experimental em sua nova megafábrica em Xangai, dedicada à fabricação de baterias para armazenamento de energia Megapack. A produção em larga escala está prevista para começar no primeiro trimestre de 2025.
Localizada nas proximidades da fábrica de montagem de veículos da Tesla em Lingang, a nova unidade representa a primeira planta de armazenamento de energia da empresa fora dos Estados Unidos. A cerimônia de inauguração ocorreu em maio, e a construção foi concluída em sete meses, conforme informou a Tesla China à agência estatal Xinhua na terça-feira.
A construção da fábrica estabeleceu um novo recorde de “velocidade Tesla” na China, já que a primeira fábrica da Tesla em Xangai foi construída em menos de um ano, em 2019, destaca a Xinhua. A nova planta tem capacidade para produzir 10.000 unidades de Megapack anualmente, o que equivale a cerca de 40 GWh de capacidade de armazenamento de energia.
Cada Megapack pode armazenar mais de 3 MWh de energia, suficiente para abastecer aproximadamente 3.600 residências por uma hora, segundo a Tesla. A capacidade total de energia produzida pela fábrica poderia suprir cerca de 50.000 lares em Xangai durante um ano.
A Tesla firmou seus primeiros pedidos de Megapack com o Grupo de Desenvolvimento Econômico de Xangai Lingang durante a cerimônia de inauguração em maio. A instalação ocupa uma área de 200.000 metros quadrados e representa um investimento de aproximadamente 1,45 bilhão de yuans (202 milhões de dólares), segundo autoridades locais.
Este projeto é a segunda grande instalação da Tesla em Xangai, seguindo a construção de sua Gigafactory em 2019. A empresa destacou a rápida conclusão da nova planta como uma continuidade de sua estreita colaboração com parceiros locais. Além de abastecer o mercado global, o setor de armazenamento de energia da Tesla se beneficiará de parcerias com fornecedores, incluindo a subsidiária da BYD, FinDreams, que deve começar a fornecer células de bateria em 2025.