A Tesla anunciou o *recall* de 46.096 unidades da Cybertruck devido a um problema de fixação dos painéis do teto. A montadora identificou que o adesivo estrutural utilizado para fixar o painel da longarina (cant rail panel) pode se tornar frágil e permitir que o painel se desprenda durante a condução do veículo.
O *recall* abrange todas as Cybertrucks vendidas entre 13 de novembro de 2023 e 27 de fevereiro de 2025. A Tesla informou que a falha está relacionada ao painel de aço inoxidável que se estende da base do para-brisa até a borda da porta traseira, cobrindo o arco do teto acima das janelas. Esse painel depende exclusivamente de adesivo estrutural para se manter fixo, e o adesivo em questão demonstrou ser suscetível à deterioração ambiental.

Para solucionar o problema, a Tesla substituirá o adesivo defeituoso por uma versão mais resistente e durável. Além disso, a montadora reforçará a fixação com um pino soldado ao painel de aço inoxidável, que será preso à estrutura do veículo por meio de uma porca.
A Tesla tomou conhecimento do problema em janeiro de 2025, durante uma revisão de reparos em campo, quando foi registrada uma reclamação sobre a delaminação parcial do painel da longarina. Após essa ocorrência, a empresa recebeu mais 151 reclamações de garantia. A Tesla estima que aproximadamente 1% dos veículos afetados apresentem o defeito.
A Tesla espera iniciar a implementação da correção por volta de 21 de março de 2025. Os veículos produzidos antes dessa data e ainda sob posse da Tesla serão devidamente reparados antes de serem entregues aos clientes. Este é mais um incidente para a Cybertruck, lembrando que a Cybertruck da Tesla ganha versão mexicana com kit widebody e visual ousado.
Reincidência de *Recalls*
Este é o oitavo *recall* da Cybertruck desde o início das entregas em 2023. Embora muitos dos *recalls* anteriores tenham sido resolvidos por meio de atualizações de software, este exige uma visita à concessionária para reparo físico. Problemas anteriores incluíram acabamentos soltos na carroceria e perda de potência durante a condução.
É importante notar que a Tesla tem enfrentado outros desafios, como ataques a Teslas podem elevar custos de seguro e até ‘lista negra’, alertam seguradoras, e que outras montadoras também estão sujeitas a *recalls*, como exemplificado em Ford anuncia quatro recalls afetando mais de 60 mil veículos por falhas de software.