A Tesla tem adotado uma postura rigorosa na China para proteger sua reputação, recorrendo a processos judiciais contra clientes insatisfeitos e jornalistas que publicam avaliações negativas. Uma investigação da Associated Press (AP) revelou que a empresa processou diversos proprietários e veículos de comunicação chineses.
Segundo informações do site AP que identificou pelo menos seis casos em que a Tesla processou clientes na China por reclamarem de problemas de qualidade ou alegarem que acidentes foram causados por falhas mecânicas.

Além disso, a montadora processou pelo menos seis blogueiros e duas empresas de mídia chinesas por publicarem comentários negativos sobre a marca. A Tesla obteve sucesso em todos os 11 casos com veredito determinado, de acordo com a AP. Outro caso foi resolvido fora do tribunal e dois estão em recurso.
Investigações apontam que a Tesla também venceu dezenas dos 81 processos movidos por proprietários contra a marca. Clientes venceram em apenas nove ações, o que um especialista do setor descreveu à AP como uma proporção incrivelmente favorável à Tesla, considerando que é uma montadora de capital estrangeiro. Vale lembrar que outras montadoras chinesas de EVs veem grande oportunidade no Reino Unido, um mercado onde a Tesla também atua.
Zhang Yazhou, proprietária de um Model 3, acredita que um acidente em 2021, que resultou na hospitalização de seus pais, foi causado por falha nos freios de seu veículo elétrico. Ela protestou publicamente sentando-se em cima de seu carro destruído com um megafone. A Tesla a processou por difamação e venceu. Zhang foi condenada a pagar o equivalente a US$ 23 mil e se desculpar, mas se recusou.
“Como consumidora, mesmo que eu tenha dito algo errado, tenho o direito de comentar e criticar”, disse Zhang à AP.
Outro proprietário, o blogueiro Feng Shiming, foi obrigado por um tribunal a pagar à Tesla US$ 34 mil após escrever sobre supostas falhas nos freios de seu Model S de fabricação chinesa.
Impacto no Jornalismo
O relatório da AP também alega que jornalistas estão sendo influenciados a não escreverem avaliações negativas sobre a Tesla. Representantes de dois veículos de comunicação disseram à AP, sob condição de anonimato, que foram instruídos a não publicar informações desfavoráveis sobre a empresa e seus produtos, pois a Tesla “é uma empresa-chave que foi introduzida e protegida pelo governo de Xangai”. A postura da Tesla contrasta com a estratégia de eletrificação da Porsche, que busca feedback para aprimorar seus veículos.
E ainda o portal AP solicitou um comentário da Tesla sobre a investigação, mas não obteve resposta até o momento da publicação. E por falar em carros elétricos, você pode verificar no portal Fipe Carros para acompanhar os preços e modelos disponíveis no mercado.