A Tesla está se preparando para lançar a Cybertruck na Austrália, motivada pelo crescente interesse em picapes elétricas no país. Thom Drew, diretor da Tesla para Austrália e Nova Zelândia, revelou que a empresa está em negociações para viabilizar o lançamento, reconhecendo a importância das picapes no mercado australiano.
“O único [produto] que sentimos falta no momento e que realmente queremos aqui é a Cybertruck, e estamos em conversas para tentar fazer isso acontecer. É algo que estamos tentando influenciar”, disse Drew.

A Austrália é considerada um mercado de nível médio para a Tesla, ficando atrás apenas da China em volume de vendas na região Ásia-Pacífico (APAC). Segundo Drew, o país tem mais influência do que muitos mercados europeus.
A Cybertruck é uma picape elétrica com carroceria em aço inoxidável sem pintura. Ela é aproximadamente 30 cm mais longa que uma Ford Ranger e oferece três configurações de motor nos EUA, com a versão topo de linha Cyberbeast acelerando de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. Nos Estados Unidos, a capacidade máxima de reboque é de 5.000 kg e a carga útil é de 1.100 kg. A Tesla planeja oferecer uma bateria adicional como opcional, que ocupará um terço da caçamba, para aumentar a autonomia. Recentemente, uma Cybertruck de YouTuber gerou polêmica no Reino Unido por não atender regulamentações, mostrando os desafios da Tesla em adaptar o veículo a diferentes mercados.
Atenção à demanda por veículos elétricos
O recente aumento na procura por picapes elétricas, como a BYD Shark (um híbrido plug-in), influenciou a Tesla a reconsiderar o momento do lançamento da Cybertruck na Austrália. A Tesla acredita que os australianos estão prontos para a eletrificação completa, mesmo com a chegada de opções híbridas como a BYD Shark, a GWM Cannon Alpha PHEV e a Ford Ranger PHEV.
“Não há nada como a Cybertruck no mercado, aparência à parte – não é para todos. No que diz respeito à capacidade: PHEVs têm alguns benefícios. Algo como o BYD Shark, que tem um modelo interessante de extensor de alcance, com muito mais capacidade de EV”, afirmou Drew.
“[Mas] ainda não há nada aqui que seja uma ferramenta de trabalho real, totalmente elétrica, que tenha a autonomia e a capacidade que a Cybertruck tem. Acreditamos que existe uma lacuna real no mercado que ainda precisa ser preenchida e adoraríamos ser os primeiros a fazê-lo.”
A forte demanda pela BYD Shark chamou a atenção da Tesla, especialmente considerando que concorrentes como a Ford F-150 Lightning e a Rivian R1T não estão disponíveis na Austrália, deixando o mercado aberto para a Cybertruck. Falando em outras picapes, a Ram 1500 pode ter o retorno de motores Hemi V8, mostrando a diversidade de opções no mercado.
“É definitivamente um potencial inexplorado”, confirmou Drew.
Campanha de marketing e demonstrações
A Tesla Austrália, sob a liderança de Drew, lançou uma campanha para trazer unidades da Cybertruck para demonstração no país, buscando obter feedback positivo dos compradores e justificar o lançamento para a matriz. Inicialmente, uma Cybertruck foi importada para um roadshow nacional, com exibições em Sydney, Canberra, Brisbane, Melbourne, Adelaide e Perth. O feedback positivo levou à chegada de mais duas unidades para atividades promocionais adicionais. Em meio a isso, a Polestar busca recuperação com novo aporte financeiro na Austrália, indicando um mercado competitivo.

A primeira Cybertruck de demonstração tinha direção do lado esquerdo, mas Drew confirmou que não há barreiras mecânicas para produzir uma versão com direção do lado direito, já que o sistema steer-by-wire simplifica a conversão e reduz os custos de produção. A adaptação da porta de carregamento NACS americana para a CCS2 australiana/europeia também é vista como uma “acomodação” necessária.
Preços estimados do Tesla Cybertruck para a Austrália
Nos EUA, estão disponíveis duas versões da Cybertruck: All-Wheel Drive (motor duplo) e Cyberbeast (motor triplo). Ambas utilizam uma plataforma de 800 volts e uma bateria de 123kWh, oferecendo autonomias de 550 km e 515 km, respectivamente. Um extensor de alcance opcional adiciona mais 220 km. A suspensão a ar adaptativa, que promete 440 mm de distância do solo, é um item de série.
A potência e o torque variam entre as versões: o motor duplo gera 450kW/1000Nm para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o Cyberbeast de 630kW/1396Nm reduz esse tempo em 1,4 segundos.
O preço da Cyberbeast nos EUA oferece uma indicação do possível custo na Austrália. “Realisticamente… pegaríamos o preço atual dos EUA [com] conversão e impostos [adicionados], e é onde provavelmente chegaríamos”, disse Drew, alertando que as negociações de preços são uma etapa posterior do planejamento.
Considerando a conversão cambial, o imposto sobre bens e serviços (GST) da Austrália e o imposto sobre carros de luxo (LCT), a estimativa de Drew sugere preços que podem surpreender alguns compradores: cerca de US$ 150.000 para o All-Wheel Drive e US$ 200.000 para o Cyberbeast.
Uma versão mais acessível, com tração traseira e motor único, está prestes a ser lançada nos EUA, com uma bateria menor que oferece 400 km de autonomia. A potência é menor (235kW para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos), mas o preço também é. Com as conversões e impostos, a versão com tração traseira poderia custar cerca de US$ 100.000 em dólares australianos.
Mesmo com um preço potencial de US$ 200.000, uma Cyberbeast não seria o veículo mais caro que a Tesla vendeu na Austrália. Em 2017, o SUV Model X custava US$ 261.132 antes dos custos de circulação na versão P100D (US$ 325.725 ajustados pela inflação). A Tesla também está trabalhando em outros modelos, como o Tesla Model Y 2026, que recebe mudanças cruciais.
Com preços de US$ 100.000, US$ 150.000 e US$ 200.000 para as três versões da Cybertruck (antes dos custos de circulação), a picape seria consideravelmente mais cara do que as versões mais caras do sedã Model 3 e do SUV Model Y.
Como resultado, Drew foi cauteloso em relação ao volume geral de vendas da Cybertruck, concordando que “com base em onde o preço estaria localizado”, seria justo dizer que as vendas seriam menores do que as do Model 3 (17.094 em 2024) e do Model Y (21.253 em 2024). Além dos desafios de vendas, a Tesla tem enfrentado protestos globais e vandalismo em meio a controvérsias envolvendo Elon Musk.
Para comparação, o distribuidor australiano do BYD Shark – que custa apenas US$ 57.900 antes dos custos de circulação – declarou que espera vender cerca de 10.000 unidades da picape híbrida plug-in em 2025.