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Tesla Cybertruck tem lançamento confirmado na Austrália para preencher lacuna no mercado

Motivado pelo interesse crescente em picapes elétricas na Austrália, a Tesla está se preparando para lançar o Cybertruck

A Tesla está se preparando para lançar a Cybertruck na Austrália, motivada pelo crescente interesse em picapes elétricas no país. Thom Drew, diretor da Tesla para Austrália e Nova Zelândia, revelou que a empresa está em negociações para viabilizar o lançamento, reconhecendo a importância das picapes no mercado australiano.

“O único [produto] que sentimos falta no momento e que realmente queremos aqui é a Cybertruck, e estamos em conversas para tentar fazer isso acontecer. É algo que estamos tentando influenciar”, disse Drew.

Tesla Cybertruck tem lançamento confirmado na Austrália para preencher lacuna no mercado
Crédito da imagem: Drive

A Austrália é considerada um mercado de nível médio para a Tesla, ficando atrás apenas da China em volume de vendas na região Ásia-Pacífico (APAC). Segundo Drew, o país tem mais influência do que muitos mercados europeus.

A Cybertruck é uma picape elétrica com carroceria em aço inoxidável sem pintura. Ela é aproximadamente 30 cm mais longa que uma Ford Ranger e oferece três configurações de motor nos EUA, com a versão topo de linha Cyberbeast acelerando de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. Nos Estados Unidos, a capacidade máxima de reboque é de 5.000 kg e a carga útil é de 1.100 kg. A Tesla planeja oferecer uma bateria adicional como opcional, que ocupará um terço da caçamba, para aumentar a autonomia. Recentemente, uma Cybertruck de YouTuber gerou polêmica no Reino Unido por não atender regulamentações, mostrando os desafios da Tesla em adaptar o veículo a diferentes mercados.

Atenção à demanda por veículos elétricos

O recente aumento na procura por picapes elétricas, como a BYD Shark (um híbrido plug-in), influenciou a Tesla a reconsiderar o momento do lançamento da Cybertruck na Austrália. A Tesla acredita que os australianos estão prontos para a eletrificação completa, mesmo com a chegada de opções híbridas como a BYD Shark, a GWM Cannon Alpha PHEV e a Ford Ranger PHEV.

“Não há nada como a Cybertruck no mercado, aparência à parte – não é para todos. No que diz respeito à capacidade: PHEVs têm alguns benefícios. Algo como o BYD Shark, que tem um modelo interessante de extensor de alcance, com muito mais capacidade de EV”, afirmou Drew.

“[Mas] ainda não há nada aqui que seja uma ferramenta de trabalho real, totalmente elétrica, que tenha a autonomia e a capacidade que a Cybertruck tem. Acreditamos que existe uma lacuna real no mercado que ainda precisa ser preenchida e adoraríamos ser os primeiros a fazê-lo.”

A forte demanda pela BYD Shark chamou a atenção da Tesla, especialmente considerando que concorrentes como a Ford F-150 Lightning e a Rivian R1T não estão disponíveis na Austrália, deixando o mercado aberto para a Cybertruck. Falando em outras picapes, a Ram 1500 pode ter o retorno de motores Hemi V8, mostrando a diversidade de opções no mercado.

“É definitivamente um potencial inexplorado”, confirmou Drew.

Campanha de marketing e demonstrações

A Tesla Austrália, sob a liderança de Drew, lançou uma campanha para trazer unidades da Cybertruck para demonstração no país, buscando obter feedback positivo dos compradores e justificar o lançamento para a matriz. Inicialmente, uma Cybertruck foi importada para um roadshow nacional, com exibições em Sydney, Canberra, Brisbane, Melbourne, Adelaide e Perth. O feedback positivo levou à chegada de mais duas unidades para atividades promocionais adicionais. Em meio a isso, a Polestar busca recuperação com novo aporte financeiro na Austrália, indicando um mercado competitivo.

Tesla Cybertruck tem lançamento confirmado na Austrália para preencher lacuna no mercado
Crédito da imagem: Drive

A primeira Cybertruck de demonstração tinha direção do lado esquerdo, mas Drew confirmou que não há barreiras mecânicas para produzir uma versão com direção do lado direito, já que o sistema steer-by-wire simplifica a conversão e reduz os custos de produção. A adaptação da porta de carregamento NACS americana para a CCS2 australiana/europeia também é vista como uma “acomodação” necessária.

Preços estimados do Tesla Cybertruck para a Austrália

Nos EUA, estão disponíveis duas versões da Cybertruck: All-Wheel Drive (motor duplo) e Cyberbeast (motor triplo). Ambas utilizam uma plataforma de 800 volts e uma bateria de 123kWh, oferecendo autonomias de 550 km e 515 km, respectivamente. Um extensor de alcance opcional adiciona mais 220 km. A suspensão a ar adaptativa, que promete 440 mm de distância do solo, é um item de série.

A potência e o torque variam entre as versões: o motor duplo gera 450kW/1000Nm para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o Cyberbeast de 630kW/1396Nm reduz esse tempo em 1,4 segundos.

O preço da Cyberbeast nos EUA oferece uma indicação do possível custo na Austrália. “Realisticamente… pegaríamos o preço atual dos EUA [com] conversão e impostos [adicionados], e é onde provavelmente chegaríamos”, disse Drew, alertando que as negociações de preços são uma etapa posterior do planejamento.

Considerando a conversão cambial, o imposto sobre bens e serviços (GST) da Austrália e o imposto sobre carros de luxo (LCT), a estimativa de Drew sugere preços que podem surpreender alguns compradores: cerca de US$ 150.000 para o All-Wheel Drive e US$ 200.000 para o Cyberbeast.

Uma versão mais acessível, com tração traseira e motor único, está prestes a ser lançada nos EUA, com uma bateria menor que oferece 400 km de autonomia. A potência é menor (235kW para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos), mas o preço também é. Com as conversões e impostos, a versão com tração traseira poderia custar cerca de US$ 100.000 em dólares australianos.

Mesmo com um preço potencial de US$ 200.000, uma Cyberbeast não seria o veículo mais caro que a Tesla vendeu na Austrália. Em 2017, o SUV Model X custava US$ 261.132 antes dos custos de circulação na versão P100D (US$ 325.725 ajustados pela inflação). A Tesla também está trabalhando em outros modelos, como o Tesla Model Y 2026, que recebe mudanças cruciais.

Com preços de US$ 100.000, US$ 150.000 e US$ 200.000 para as três versões da Cybertruck (antes dos custos de circulação), a picape seria consideravelmente mais cara do que as versões mais caras do sedã Model 3 e do SUV Model Y.

Como resultado, Drew foi cauteloso em relação ao volume geral de vendas da Cybertruck, concordando que “com base em onde o preço estaria localizado”, seria justo dizer que as vendas seriam menores do que as do Model 3 (17.094 em 2024) e do Model Y (21.253 em 2024). Além dos desafios de vendas, a Tesla tem enfrentado protestos globais e vandalismo em meio a controvérsias envolvendo Elon Musk.

Para comparação, o distribuidor australiano do BYD Shark – que custa apenas US$ 57.900 antes dos custos de circulação – declarou que espera vender cerca de 10.000 unidades da picape híbrida plug-in em 2025.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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