A Tesla, após um ano financeiro desafiador em 2024, projeta um cenário otimista para 2025. A empresa anunciou o lançamento de veículos elétricos mais acessíveis no primeiro semestre, além de avanços significativos em sua tecnologia de direção autônoma. Um marco importante foi alcançado com a redução do custo médio de produção dos seus veículos para menos de US$ 35.000.
Apesar das boas perspectivas para o futuro, os números de 2024 revelam uma queda nas vendas globais da Tesla, a primeira em mais de uma década. Isso impactou a receita do quarto trimestre, que ficou em US$ 25,707 bilhões, abaixo das expectativas de Wall Street de US$ 27,2 bilhões.
O lucro líquido do mesmo período também caiu 71%, para US$ 2,3 bilhões. Em 2024, o lucro líquido total da empresa foi de US$ 8,4 bilhões, uma redução de 23% em relação a 2023 e de 40% em comparação ao recorde de US$ 14,1 bilhões em 2022. Contudo, a receita total de 2024 teve um leve aumento de 1%, alcançando US$ 97,7 bilhões.
Novos modelos mais acessíveis
A grande novidade da Tesla para 2025 é o lançamento de modelos elétricos mais acessíveis no primeiro semestre. Embora detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados, a montadora informou que esses veículos utilizarão componentes da plataforma de próxima geração, além de partes das plataformas atuais, sendo produzidos nas mesmas linhas de montagem. Essa abordagem, segundo a empresa, permite um crescimento do volume de produção com maior eficiência de capital, mesmo em tempos de incerteza.
Especula-se que esses modelos possam se concretizar no chamado Model Q, com preços estimados em torno de US$ 30.000, posicionando-se abaixo dos Model 3 e Model Y em termos de preço.
Planos para direção autônoma
Outro anúncio importante é o lançamento de um serviço pago de direção autônoma total (Full-Self Driving – FSD) em Austin, Texas, a partir de junho. Elon Musk, CEO da Tesla, expressou otimismo quanto à expansão desse serviço para outras cidades dos EUA ainda este ano, mas ressaltou a necessidade de comprovar a segurança do sistema no Texas e demonstrar aos reguladores que seus veículos são mais seguros em modo autônomo do que sem ele.
Além disso, Musk mencionou que a Tesla tem recebido interesse de outras montadoras em licenciar seu sistema FSD, mas não ofereceu mais detalhes sobre essas possíveis parcerias.