A Tesla registrou um aumento significativo nas vendas no varejo na China no mês de março, com a diminuição da lentidão sazonal no início do ano. As vendas no varejo da Tesla na China no mês passado tiveram um forte crescimento. A Tesla China vendeu 78.828 veículos em março, incluindo 4.701 para exportação, de acordo com dados divulgados pela Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA) hoje.
Isso significa que a fabricante americana de veículos elétricos (VE) vendeu 74.127 veículos no mercado interno da China em março, um aumento de 18,80% em relação aos 62.398 do ano anterior e um aumento de 176,83% em relação aos 26.777 de fevereiro, mostram os cálculos do site CnEVPost.

A Tesla tem uma fábrica em Xangai que produz o sedã Model 3 e o crossover Model Y, ambos para entregas a clientes locais e como um centro de exportação para ele. O padrão da Tesla é produzir carros para exportação na primeira metade do trimestre e para o mercado local na segunda metade, disse anteriormente.
As exportações da fábrica de Xangai em março caíram 82,37% em relação aos 26.666 no mesmo mês do ano passado, enquanto aumentaram 20,20% em relação aos 3.911 em fevereiro. As vendas gerais da Tesla China, incluindo exportações em março, caíram 11,49% em relação aos 89.064 de um ano atrás, enquanto aumentaram 156,87% em relação aos 30.688 em fevereiro.
Incluindo as exportações, as vendas por atacado do Model Y da Tesla China em março foram de 49.029 unidades, uma diminuição de 14,86% em relação às 57.586 unidades no mesmo mês do ano passado, mas um aumento de 510,42% em relação às 8.032 unidades em fevereiro.
As vendas por atacado do Model 3, incluindo as exportações, foram de 29.799 unidades, uma diminuição de 5,33% em relação às 31.478 unidades no mesmo mês do ano passado, mas um aumento de 31,53% em relação às 22.656 unidades em fevereiro.
As vendas no varejo de veículos de nova energia (NEV) de passageiros da China em março foram de 991.000 unidades, um aumento de 37,93% ano a ano e um aumento de 44,46% em relação a fevereiro, de acordo com a CPCA. Esse cenário mostra como montadoras chinesas desafiam tarifas e expandem vendas de veículos na Europa.
As vendas no varejo de BEV em março foram de 646.000 unidades, um aumento de 50,93% ano a ano e um aumento de 51,29% em relação a fevereiro. Isso significa que a Tesla contribuiu com 7,48% das vendas no varejo de NEV de passageiros da China e 11,47% das vendas no varejo de BEV em março.
No primeiro trimestre, as vendas no varejo da Tesla na China foram de 134.607 unidades, um aumento de 1,65% ano a ano, mas uma queda de 31,64% em relação ao quarto trimestre de 2024. Isso contribuiu com 39,98% das 336.681 entregas globais da Tesla no primeiro trimestre. Sua fábrica de Xangai exportou 38.147 unidades no primeiro trimestre, uma queda de 56,87% ano a ano.