Executivos do setor de logística manifestam preocupação com o impacto das tarifas nos portos dos Estados Unidos. Segundo reportagem do Financial Times de 9 de abril de 2025, um executivo alertou que o acúmulo de veículos importados pode se tornar um problema sério em poucas semanas, com os portos atingindo sua capacidade máxima rapidamente, a menos que os EUA revertam ou suavizem seu novo regime tarifário.
As preocupações surgem em um contexto onde até mesmo montadoras chinesas desafiam tarifas e expandem vendas de veículos na Europa.

A BLG Logistics, que opera o porto de Bremerhaven na Alemanha, informou que espera uma redução de 50% nas exportações com destino aos Estados Unidos, similar ao que ocorreu quando as tarifas de Trump afetaram a Infiniti e levaram à suspensão de encomendas.
A situação é agravada pelo fato de que a China impõe tarifa adicional de 34% sobre veículos importados dos EUA em retaliação, tornando o cenário ainda mais complexo para o comércio internacional de automóveis. Em um movimento relacionado, a Índia avalia reduzir tarifas de importação de veículos, pressionada por EUA e União Europeia.