Notícias

Tarifas de Trump podem elevar preços de carros importados em até US$ 16 mil, diz especialista

Com a previsão de entrar em vigor no dia 2 de abril, a tarifa de importação proposta por Donald Trump pode impactar significativamente o mercado automotivo dos Estados Unidos

A possível volta das tarifas de importação propostas por Donald Trump pode impactar significativamente o mercado automotivo dos Estados Unidos, elevando os preços de veículos populares em até US$ 16 mil. A medida, que entraria em vigor em 2 de abril, tem como objetivo incentivar a compra de carros fabricados em solo americano.

Em declarações à NBC News, Trump minimizou as preocupações com o aumento de preços, afirmando: “Eu espero que eles aumentem seus preços, porque se o fizerem, as pessoas vão comprar carros feitos nos Estados Unidos. Nós temos muitos.”

Possíveis tarifas de Trump podem impactar a indústria automotiva global
Crédito da imagem: @Teamtrump no Instagram

O ex-presidente complementou, direcionando sua mensagem diretamente às montadoras: “Parabéns, se você fabrica seu carro nos Estados Unidos, você vai ganhar muito dinheiro. Se não, provavelmente terá que vir para os Estados Unidos, porque se você fabrica seu carro nos Estados Unidos, não há tarifa.”

Contudo, especialistas alertam que a medida pode ter um impacto generalizado, uma vez que veículos fabricados nos EUA frequentemente utilizam peças importadas, que também seriam alvo de uma tarifa de 25%. Isso sugere que os preços podem subir em toda a linha, independentemente da origem da fabricação. Para entender melhor como essas tarifas podem afetar o consumidor, confira o artigo sobre como tarifas de 25% sobre veículos importados nos EUA podem impactar o consumidor, um alerta feito pelo próprio Trump.

Ainda que a administração Trump afirme que as tarifas são pagas por governos estrangeiros, na prática, são as empresas que arcam com esses custos, repassando-os, total ou parcialmente, aos consumidores. A implementação das tarifas, segundo Trump, será permanente, justificando a medida como uma forma de combater o que ele considera uma exploração dos Estados Unidos por outros países nas últimas décadas.

“O mundo tem explorado os Estados Unidos nos últimos 40 anos ou mais. E tudo o que estamos fazendo é ser justo, e francamente, estou sendo muito generoso”, declarou. Veja também como Trump minimiza o impacto de tarifas sobre preços de carros importados nos EUA.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.