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Tarifas de importação de Trump não afetam carros clássicos com mais de 25 anos

Pelo menos uma boa notícia para os amantes de automóveis nos Estados Unidos: Trump isentou carros com mais de 25 anos da nova tarifa de importação de 25%

A decisão de isentar carros com mais de 25 anos da nova tarifa de importação de 25% foi recebida com alívio por colecionadores e comerciantes nos Estados Unidos. A medida, parte das políticas do governo Trump, visa proteger a indústria local, mas felizmente não atinge os veículos clássicos, cuja entrada no país continuará sujeita à taxa padrão de 2,5%.

Para o setor de carros antigos, a mudança foi essencial. Uma tarifa de 25% poderia ter inflacionado brutalmente os preços. Um Lancia Delta Integrale, por exemplo, passaria de 100 mil para 125 mil dólares. Já clássicos como o Ford RS200 ou Ferraris dos anos 1960 poderiam ter aumentos ainda mais expressivos, chegando a milhões.

Tarifas de importação de Trump não afetam carros clássicos com mais de 25 anos
Crédito da imagem: Carscoops

A isenção segue a regra já existente nos EUA que permite a importação de veículos com mais de 25 anos, mesmo que não cumpram os padrões atuais de segurança e emissões. Desde que tenham essa idade mínima, podem circular legalmente nas ruas americanas. Modelos mais recentes, como o BMW M3 CSL E46 ou o Subaru Impreza RA-R, ainda não completaram 25 anos e, por isso, estão sujeitos à nova tarifa.

Enquanto isso, montadoras como Audi e Jaguar Land Rover suspenderam entregas temporariamente nos EUA, já que os modelos novos que importam estão agora sujeitos à taxa mais alta. Para empresas especializadas em veículos clássicos — muitas delas dependentes da clientela americana — a isenção garante a continuidade dos negócios.

Segundo a Hagerty, há cerca de 43 milhões de carros clássicos nos EUA, avaliados juntos em mais de 1 trilhão de dólares. Uma taxação extra seria um golpe devastador para esse setor, que movimenta não só vendas, mas também seguros, peças, restaurações e eventos automobilísticos em todo o país.

Advogados e especialistas também apontaram que a cobrança da nova tarifa não faria sentido financeiro. Além de encarecer os carros e dificultar sua venda, o governo deixaria de arrecadar impostos estaduais sobre essas transações. Em alguns casos, a perda de receita poderia chegar a centenas de milhares de dólares por veículo. Assim, mesmo sem saber se Trump é um entusiasta de clássicos, a decisão foi, no fim, uma escolha econômica lógica.

A ação de Jay Leno no Capitólio da Califórnia, defendendo uma lei que isentaria carros com 35 anos ou mais de inspeções de emissões, soma-se aos motivos para os colecionadores americanos celebrarem. E por falar em mercado automotivo, você viu que a BYD Reino Unido superou as vendas de 2024 em apenas um trimestre de 2025?

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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