Notícias

Suzuki enfrenta futuro incerto no Brasil após se tornar uma marca com apenas um modelo

Com incertezas sobre seu futuro no Brasil, a Suzuki enfrenta um dos momentos mais desafiadores no mercado nacional

A Suzuki, com três décadas de história no Brasil, enfrenta um de seus momentos mais desafiadores no mercado nacional. A marca japonesa, que já teve um portfólio diversificado, agora se resume à comercialização de um único modelo, o Jimny Sierra, gerando dúvidas sobre seu futuro no país.

A ausência de planos concretos para novos lançamentos em 2025 e 2026 preocupa, contrastando com outras montadoras que, mesmo sem fábricas no Brasil, mantêm um ritmo de novidades e vendas consistente. A Ford, por exemplo, anunciou dez novidades para 2025.

Suzuki enfrenta futuro incerto no Brasil após se tornar uma marca com apenas um modelo
Foto: Reprodução/Pro Auto Suzuki São Paulo, SP

Enquanto isso, a Suzuki permanece em silêncio, sem apresentar datas ou modelos, sustentando-se apenas com as vendas do Jimny Sierra. Em 2025, foram 1.301 emplacamentos, com 73 unidades do Jimny de visual antigo.

O que levou a Suzuki a essa situação?

A descontinuação de modelos como o Vitara e o S-Cross se deveu, em parte, à dificuldade de adaptação às novas normas de emissões, um fator que, somado à baixa demanda, inviabilizou investimentos em atualizações.

No competitivo mercado de SUVs, esses modelos não conseguiram se destacar frente a concorrentes de marcas como Toyota, Hyundai, Jeep e Volkswagen, que oferecem produtos com propostas mais atrativas e preços mais competitivos.

Suzuki enfrenta futuro incerto no Brasil após se tornar uma marca com apenas um modelo
Foto: Divulgação

O Jimny Sierra, por sua vez, encontrou um nicho de mercado ao oferecer uma alternativa mais acessível para quem busca um veículo com capacidade off-road, similar à de um Land Rover Defender. A marca confirmou que não há planos para retirar o Jimny Sierra de linha.

Há especulações sobre a possibilidade de a Suzuki trazer modelos indianos para o Brasil, com o objetivo de oferecer opções mais acessíveis e competitivas. Essa seria uma alternativa para atrair consumidores que buscam carros zero-quilômetro com preços mais em conta. No entanto, a montadora não confirmou oficialmente essa estratégia.

A incerteza sobre o futuro da Suzuki no Brasil persiste, deixando no ar a questão sobre quais serão os próximos passos da marca no país.

Suzuki enfrenta futuro incerto no Brasil após se tornar uma marca com apenas um modelo
Foto: Reprodução/Pro Auto Suzuki São Paulo, SP

A situação da Suzuki no Brasil contrasta com o cenário de outras marcas. A Porsche registra crescimento global em vendas, impulsionada pela eletrificação, enquanto a Fiat anuncia Cronos reestilizado e a Titano com novo motor, entre outras novidades para 2025.

A produção de veículos no Brasil salta para o oitavo lugar mundial, impulsionada por vendas internas. Essas mudanças ocorrem em um mercado automotivo que também está sendo impactado pelas novas regras de emissões do Proconve L8, que impulsionam a eletrificação.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.