SUV elétrico Onvo L90, da Nio, impressiona com eficiência e alcance

Com versões de seis e sete lugares, a Onvo revelou os primeiros detalhes oficiais do SUV elétrico L90
SUV elétrico Onvo L90, da Nio, impressiona com eficiência e alcance
Crédito da imagem: Onvo

A Onvo, marca popular de carros elétricos da Nio, revelou os primeiros detalhes oficiais do SUV elétrico L90, que deve chegar ao mercado chinês no terceiro trimestre de 2025. A estreia pública do modelo já aconteceu no Salão do Automóvel de Xangai, com destaque para seu interior espaçoso com três fileiras de assentos — em versões de seis ou sete lugares.

O L90 será posicionado abaixo do Nio ES8, ficando abaixo da faixa dos 400 mil yuan (cerca de 55 mil dólares). Ele é construído sobre uma moderna plataforma de 900V e vem equipado, em todas as versões, com uma bateria de 85 kWh.

SUV elétrico Onvo L90, da Nio, impressiona com eficiência e alcance
Crédito da imagem: Onvo

São duas configurações de motorização: uma com tração traseira (RWD) e outra com tração integral (AWD). Segundo o ciclo CLTC, a versão RWD consome 14,5 kWh a cada 100 km e entrega 605 km de autonomia. Já a versão AWD consome 15,4 kWh/100 km e alcança 570 km de alcance.

O motor usado é o mesmo do Nio ET9, modelo de luxo da marca, com módulo de potência de carboneto de silício (SiC) de 1200V. A versão AWD conta com potência combinada de 440 kW. Dados como aceleração e velocidade máxima ainda não foram divulgados.

Para reforçar a eficiência, a Onvo implementou uma série de soluções para reduzir o peso do SUV, que varia entre 2.250 e 2.385 kg. Entre elas estão: chicotes de alta voltagem 50% mais leves, pinças de freio de alumínio 19,6% mais leves e barras estabilizadoras com 24,3% de redução.

Outros componentes também passaram por otimização, como rodas aerodinâmicas de 20 polegadas (11,3% mais leves) e estruturas integradas de suspensão e subchassi, que ficaram 21,8% mais leves. O coeficiente de leveza geral do modelo é de 2,35.

A bateria utilizada é a mesma nas duas versões, o que sugere uma arquitetura padronizada que facilita a produção e pode permitir a troca rápida de baterias — uma das promessas da Nio para seus veículos.

SUV elétrico Onvo L90, da Nio, impressiona com eficiência e alcance
Crédito da imagem: Onvo

A partir de 15 de maio, os donos do L90 terão acesso a cerca de 2.000 estações de troca de bateria na China, além de 2.438 carregadores próprios da Onvo e mais de 57 mil pontos de carregamento de terceiros.

Com esse ecossistema de carregamento, a Onvo busca reduzir a chamada “ansiedade de autonomia” e oferecer praticidade, especialmente para usuários nas grandes cidades. Modelos como o Geely Galaxy M9 estreia na China com capacidade para seis pessoas também seguem essa tendência de veículos maiores.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.