A Mazda anunciou que seu novo SUV elétrico EZ-60 já ultrapassou a marca de 30.000 pré-encomendas desde o início da pré-venda em abril. O veículo, fruto de uma joint venture entre a Mazda e a Changan, tem lançamento previsto para setembro de 2025, integrando a estratégia de expansão da montadora no mercado chinês de veículos elétricos.
O desempenho na pré-venda supera o do sedã EZ-6, lançado em 2024. No início deste ano, a Mazda embarcou o primeiro lote de 600 sedãs EZ-6 (comercializado internacionalmente como Mazda 6e) de Xangai para a Bélgica, marcando a primeira grande exportação de veículos elétricos da Mazda a partir da China. Para mais informações sobre o mercado chinês, veja Importações de carros na China sofrem queda de 33% com recuo acentuado dos veículos americanos.
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A Mazda implementou um sistema de pré-encomenda diferenciado, no qual o cliente realiza um depósito reembolsável de 10 yuan (equivalente a US$ 1,40), que aumenta 10 yuan diariamente, além de bônus baseados em tarefas. Os clientes devem usar os fundos acumulados para efetuar a compra em até sete dias após o lançamento, caso contrário, receberão o reembolso. Depósitos são válidos para o pagamento, mas os bônus são cancelados caso a compra não seja efetuada, sendo permitida apenas uma inscrição por cliente.
Dados do mercado revelam que aproximadamente 76% das reservas foram feitas por consumidores entre 25 e 40 anos, com 71% originários das cidades chinesas de primeiro e segundo escalão, as mais desenvolvidas. Este perfil demográfico sugere que o modelo está atraindo com sucesso o público-alvo urbano da Mazda no competitivo setor de veículos elétricos. Em um mercado onde a China registra aumento nas vendas de veículos elétricos da Nio, enquanto Tesla enfrenta leve queda, a Mazda busca se destacar.
O EZ-60 estará disponível em duas configurações de powertrain:
- Versão totalmente elétrica: Equipada com um motor traseiro de 258 cavalos de potência e uma bateria de 77,9 kWh, proporcionando uma autonomia de 600 km sob o ciclo de testes CLTC da China.
- Versão de alcance estendido: Combina o mesmo motor elétrico com um motor a gasolina de 1,5 litro, oferecendo 160 km de condução puramente elétrica antes que o motor a combustão seja ativado.
Ambas as versões compartilham as mesmas dimensões externas: 4.850 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.620 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.902 mm, e incluem funcionalidades avançadas.
Enquanto a Changan Mazda se prepara para o lançamento em setembro, a empresa ainda não divulgou os preços finais do EZ-60. O modelo competirá em um dos segmentos de veículos mais disputados da China, onde as marcas nacionais dominam as vendas. Para entender melhor o cenário competitivo, veja como a BYD Atto 3 alcança a marca de 1 milhão de unidades vendidas globalmente.
O EZ-60 representa o segundo modelo elétrico desenvolvido pela Mazda na China, seguindo o sedã EZ-6 do ano passado. A montadora japonesa anunciou planos para introduzir mais dois veículos elétricos por meio da joint venture até 2026, visando fortalecer sua posição no maior mercado de veículos elétricos do mundo. A expansão da Mazda ocorre em um momento onde outras empresas também estão inovando, como a Firefly lança plano BaaS e reduz preço de veículo elétrico em mais de 30%.