Notícias

Subaru apresenta WRX STI S210 no Salão Automóvel de Tóquio 2025

No Salão Automóvel de Tóquio 2025, a marca Subaru revelou o protótipo WRX STI S210 com excelente desempenho e design que agrada

A Subaru revelou o protótipo WRX STI S210 no Salão Automóvel de Tóquio 2025, reacendendo a chama do icônico nome STI. O modelo, que sucede o raro WRX STI S209, apresenta melhorias de desempenho e design, mas uma decisão peculiar gerou polêmica: a ausência do diferencial de deslizamento limitado.

O S210 é equipado com uma versão aprimorada do motor turbo 2.4 litros FA24, presente no WRX. A montadora busca alcançar 296 cavalos de potência e 36 kgfm de torque, representando um aumento de 25 cavalos em relação ao modelo padrão.

Subaru apresenta WRX STI S210 Prototype com câmbio CVT e ausência de diferencial de deslizamento limitado
Foto: Divulgação

Para atingir esses números, a Subaru implementou um novo sistema de admissão com dutos aprimorados, filtro de ar especial e um sistema de exaustão com câmara em formato de bala de canhão para reduzir a resistência.

Uma das alterações mais notáveis no S210 é a adoção da Subaru Performance Transmission, uma transmissão CVT ajustada para simular trocas de marcha. Segundo a marca, essa configuração tem como objetivo intensificar o prazer ao dirigir. Contudo, a ausência do Driver’s Control Center Differential (DCCD), diferencial central ajustável que sempre foi um elemento fundamental dos modelos STI, é um ponto de debate entre os entusiastas.

Para compensar essa ausência, o S210 foi equipado com amortecedores eletrônicos ajustáveis, molas especiais e novos estabilizadores traseiros. O sistema de frenagem conta com pinças Brembo de 6 pistões na dianteira, discos perfurados e pastilhas otimizadas.

O design exterior do S210 reflete sua ligação com as pistas, incorporando peças aerodinâmicas inspiradas nos carros de competição da Subaru em Nürburgring. O modelo ostenta rodas exclusivas de 19 polegadas, tanto na dianteira quanto na traseira, envolvidas por pneus Michelin, além de um spoiler traseiro seco de fibra de carbono com o emblema STI.

Subaru apresenta WRX STI S210 Prototype com câmbio CVT e ausência de diferencial de deslizamento limitado
Foto: Divulgação

No interior, os assentos Recaro com ajustes elétricos e encostos de carbono, combinados com o acabamento em preto e detalhes em vermelho, reforçam a atmosfera esportiva. A Subaru confirmou que o S210 entrará em produção em edição limitada, com apenas 500 unidades planejadas, e mais detalhes serão revelados na primavera.

Resta saber como o mercado reagirá a essa nova proposta da Subaru, que busca manter vivo o espírito do rally em um cenário automotivo em constante evolução. A ausência do diferencial de deslizamento limitado pode impactar a recepção do modelo entre os fãs mais puristas.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.