A Stellantis, gigante do setor automotivo, prepara uma série de mudanças em seus modelos para 2025, com destaque para a renovação de motores em diversas marcas como Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot e Ram. As alterações visam manter a competitividade e atender às novas normas de emissões, o Proconve L8.
Fiat Toro:
A picape Fiat Toro receberá o novo motor 2.2 turbodiesel, substituindo o antigo 2.0. O novo propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, um salto em relação aos 170 cv e 35,7 kgfm do motor anterior. A transmissão será automática de nove marchas e a novidade estará disponível nas versões Ranch e Volcano.
Os preços também foram reajustados, com a versão Volcano custando R$ 206.990 (aumento de 3,5%) e a Ranch R$ 224.990 (aumento de 2,3%). A Toro continua a oferecer o motor 1.3 turbo (T270) de 176 cv, adaptado ao Proconve L8.
Fiat Titano:
A Fiat Titano também terá novidades no motor, adotando o 2.2 Multijet turbodiesel da Ram Rampage, com 200 cv e 45,9 kgfm. O motor anterior, 2.2 BlueHDI turbodiesel, entregava 180 cv e 40,8 kgfm. Além da mudança no motor, a produção da Titano será transferida do Uruguai para a Argentina.
Ram Rampage:
A Ram Rampage também adotará o motor 2.2 turbodiesel, com 200 cv e 45,9 kgfm, que será compartilhado com a Titano e a Toro, visando reduzir custos de produção. A gama da Ram Rampage inclui as versões Big Horn 2.2 Diesel (a partir de R$ 237.990), Rebel 2.2 Diesel (R$ 265.990), Rebel Gasolina (R$ 268.990), Laramie 2.2 Diesel (R$ 277.990), Laramie Gasolina (R$ 281.990) e Rampage R/T (R$ 299.990).
Fiat Mobi:
O Fiat Mobi 2025 teve o retorno do motor 1.0 Firefly, marcando o fim do ciclo do motor Fire, após quase 25 anos no mercado. O Mobi é oferecido nas versões Like (R$ 76.990) e Trekking (R$ 79.990), ambas com 75 cv e 10,7 kgfm (etanol).
Citroën C3, Basalt e Aircross:
Os modelos Citroën C3, Basalt e Aircross adotarão o motor 1.3 Firefly, substituindo o 1.6 flex, que não atende às novas regras de emissões. O novo motor será introduzido no segundo semestre de 2025, com o Aircross recebendo-o primeiro, seguido pelo C3 e, por último, o Basalt. O motor 1.3 entrega 107 cv (etanol).
Jeep Commander:
O Jeep Commander, que já recebeu a versão Blackhawk Hurricane 4×4 com motor 2.0 turbo de 272 cv, ganhará uma nova versão com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, o mesmo da Ram.
Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid:
Os furgões Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid substituirão o motor 1.4 Fire pelo 1.3 Firefly, que entrega 107 cv e 13,7 kgfm (etanol), contra os 86 cv e 12,2 kgfm do anterior. A transmissão será manual de cinco marchas.
A Stellantis também modificará o Peugeot 208 e 2008:
Os modelos Peugeot 208 e 2008 receberão tecnologia micro-híbrida (MHEV), com lançamento previsto para maio, nas versões GT sob a nomenclatura T200 Hybrid. O sistema híbrido leve de 12 Volts será combinado com o motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando 130 cv e 20,4 kgfm, com transmissão CVT de sete marchas simuladas.
A tecnologia híbrida leve também foi incorporada no Fiat Fastback, que agora tem as versões Audace Turbo 200 Hybrid Flex (a partir de R$ 155.990) e Impetus Turbo 200 Hybrid Flex (iniciais R$ 165.990). O Pulse também recebeu a tecnologia híbrida-leve, porém, não na versão de entrada.