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Stellantis registra nome Fulvia e reacende esperança por revival de clássico da Lancia

Reacendendo a esperança dos entusiastas por um renascimento moderno do icônico modelo, a Stellantis registrou uma nova marca para o nome Fulvia

A Stellantis registrou uma nova marca para o nome Fulvia no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, reacendendo a esperança dos entusiastas por um renascimento moderno do icônico modelo, similar ao conceito apresentado em 2003. O Lancia Fulvia original foi produzido entre 1963 e 1976, nas versões cupê e sedã.

A Lancia está implementando seu plano de produtos, com o lançamento recente do Ypsilon, abrindo caminho para um novo crossover Gamma em 2026 e o tão aguardado retorno do Delta em 2028. No entanto, o recente registro da marca pela Stellantis na Europa reacendeu as discussões sobre outro modelo descontinuado: o icônico Fulvia.

Stellantis registra nome Fulvia e reacende esperança por revival de clássico da Lancia
Foto: Divulgação

De acordo com o Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), a Stellantis detém o direito exclusivo de usar o nome Fulvia em “veículos motorizados para uso terrestre”. O novo pedido foi feito em 30 de janeiro, e a marca está ativa desde 5 de fevereiro.

Embora seja comum que as montadoras renovem as marcas de nomes usados em modelos antigos e descontinuados, os fãs da Lancia certamente esperam que haja mais nessa história. A Stellantis apresenta inovações e potência no CIAS 2025, em Toronto

O Lancia Fulvia foi produzido entre 1963 e 1976 nas versões sedã e cupê, sendo este último amplamente considerado um dos carros mais bonitos da história da montadora. Em 2003, a Lancia trouxe o Fulvia Coupe de volta na forma de conceito, gerando uma resposta entusiástica do público e da imprensa.

Stellantis registra nome Fulvia e reacende esperança por revival de clássico da Lancia
Foto: Divulgação

O protótipo funcional foi construído sobre o chassi FWD derivado do Punto, do Fiat Barchetta roadster, movido por um motor de 4 cilindros de 1,8 litros naturalmente aspirado. Apesar das humildes bases, o cupê leve de duas portas apresentava uma carroceria totalmente redesenhada feita de alumínio, combinada com materiais premium no interior da cabine.

Infelizmente, a Lancia abandonou os planos para uma pequena produção do cupê, finalmente arquivando o projeto. Rumores sobre um revival do Fulvia ressurgiram em 2008, desta vez ligados à plataforma do Alfa Romeo Brera, mas essas esperanças nunca se concretizaram.

Por mais que gostaríamos de ver um verdadeiro revival do Fulvia, as chances de a Lancia desenvolver um cupê dedicado permanecem pequenas. Se a Stellantis pretende dar nova vida ao nome Fulvia, é muito mais provável que ele apareça em um SUV ou crossover, alinhado com as tendências atuais do mercado.

Por enquanto, ficaremos de olho em qualquer desenvolvimento, ansiosos para ver se o Fulvia está realmente sendo considerado nos bastidores da sede europeia da Stellantis.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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