Marcas
Tendência

Stellantis redefine estratégia nos EUA: novos investimentos e produção de picape média

A Stellantis anunciou a produção de uma nova picape média na fábrica de Belvidere, em Illinois, nos Estados Unidos

A Stellantis anunciou uma mudança significativa em sua estratégia de produção nos Estados Unidos, com foco em novos investimentos e o retorno da produção em uma fábrica fechada. Um memorando interno, obtido pela Auto News, via Crain’s Chicago Business, detalha os principais pontos dessa nova abordagem.

O ponto central do anúncio é a retomada da produção na fábrica de Belvidere, Illinois, que estava fechada desde a descontinuação do Jeep Cherokee. A unidade irá produzir uma nova picape média, que deverá gerar cerca de 1.500 empregos.

Stellantis redefine estratégia nos EUA: novos investimentos e produção de picape média
Foto:: Divulgação/Stellantis

Embora o memorando não especifique prazos, ele indica que a Stellantis está seguindo em frente com o investimento de US$ 1,5 bilhão prometido em seu contrato de 2023 com a UAW (United Auto Workers). Esse investimento faz parte do acordo firmado em 2023, mas a abertura da fábrica tinha sofrido atrasos, culminando em acusações de prática trabalhista desleal contra a montadora em setembro de 2024, pela UAW.

Um porta-voz da Stellantis confirmou que a futura picape média “está planejada para aproveitar ao máximo nossa estratégia de multi-energia”, oferecendo opções de gasolina, PHEV (híbrido plug-in) e EV (elétrico). A possibilidade de um sucessor do Dodge Dakota, concorrendo com modelos como Toyota Tacoma, Ford Ranger e Chevrolet Colorado, é considerada.

Próxima geração do Dodge Durango e investimentos em outras fábricas

Além da picape média, a Stellantis confirmou a produção da próxima geração do Dodge Durango no Complexo de Montagem de Detroit. A empresa também investirá em Toledo, com “tecnologias adicionais e ações fortes de produto” para os modelos Jeep Wrangler e Jeep Gladiator no Complexo de Montagem de Toledo, e “mais componentes” na Fábrica de Usinagem de Toledo. As instalações de Kokomo receberão investimentos adicionais para a produção do motor GMET4 EVO, garantindo que sua fabricação permaneça nos EUA.

Stellantis redefine estratégia nos EUA: novos investimentos e produção de picape média
Foto:: Divulgação/Stellantis

O presidente da UAW, Shawn Fain, emitiu uma declaração sobre a decisão da Stellantis, afirmando: “Esta vitória é um testemunho do poder dos trabalhadores unidos e responsabilizando uma corporação bilionária. Mostramos que faremos o que for preciso para proteger os bons empregos sindicais que são a força vital de lugares como Belvidere, Detroit, Kokomo e além.”

Após meses de negociações, a UAW e a Stellantis parecem ter chegado a um acordo sobre a produção do Dodge Durango e a reabertura da fábrica de Belvidere, conforme afirmado por Fain.

Redução de estoques, mas desafios permanecem

Em meio aos anúncios de investimentos e produção, a Stellantis também vem trabalhando na redução de seus estoques nos EUA, que estavam altos em 2024. Dados de 6 de janeiro de 2025, indicam uma redução significativa nos estoques de Jeep (de 129 para 114 dias de fornecimento), Ram (de 128 para 107 dias) e uma queda de 52% nos estoques da Dodge.

Apesar da redução, a Dodge ainda possui um estoque elevado (122 dias). A Stellantis vendeu 15% menos veículos nos EUA em 2024, marcando o sexto ano consecutivo de queda nas vendas. As marcas Lincoln e Jaguar continuam com estoques elevados, com 146 e pelo menos 150 dias de fornecimento, respectivamente.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.